Meio Ambiente e Sustentabilidade
Voluntários plantam 25 mudas em antigo depósito irregular de lixo do Setor Oeste do Gama
No último sábado (7/11), a Administração Regional do Gama e entidades religiosas da região deram o pontapé inicial para reforçar a campanha “Brasília Limpa — Sua Atitude Faz a Diferença”, lançada oficialmente pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) no último dia 21 de outubro.
Após o serviço de limpeza, com o apoio do SLU, e a preparação da área, o antigo ponto sujo (área caracterizada pelo descarte irregular de resíduos) recebeu o plantio de 25 mudas de ipês (branco, amarelo e roxo), além de acácia, jasmim e bico de papagaio. A reposição florestal foi realizada na entrequadra 16/26 do Setor Oeste. Entre as atividades, culto evangélico, café da manhã e plantio de mudas, com a participação de voluntários e crianças da comunidade. As mudas foram plantadas de forma que não atrapalhem a acessibilidade.
“Essa foi a 1ª etapa do plantio de mudas que foi realizado no Setor Oeste. A campanha ‘Brasília Limpa — Sua Atitude Faz a Diferença’ continuará por toda a cidade, isso trará muitos benefícios para a comunidade que utiliza o espaço, sem atrapalhar o trânsito de pedestres. O local agora será todo arborizado”, disse a administradora do Gama, Maria Antônia.
A campanha
Com o objetivo de motivar o cidadão para a prática de atitudes sustentáveis no manejo dos resíduos sólidos, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) criou o slogan “Brasília Limpa — Sua Atitude Faz a Diferença”. Essa é uma campanha concebida para chamar a atenção da população para a temática da responsabilidade compartilhada na manutenção da limpeza urbana, baseando-se na ideia de que ambiente limpo não é o que mais se limpa e, sim, o que menos se suja.
Lançada oficialmente em 21 de outubro de 2015, a campanha “Brasília Limpa – Sua Atitude Faz a Diferença” pretende promover, principalmente, as seguintes atitudes positivas pela limpeza urbana: (1) descarte de resíduos nas lixeiras mais próximas; (2) uso de lixeirinhas no interior dos automóveis; (3) descarte adequado de entulhos e resíduos volumosos; e (4) disposição de resíduos nos dias e horários de coleta.
Galeria de fotos. Clique aqui!