
Segundo a fonoaudióloga Cristina Batista, problemas de aprendizagem podem estar relacionados à perda de audição
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 32 milhões de crianças no mundo possuem algum tipo de deficiência auditiva, sendo que 40% têm como causa problemas genéticos e 31%, infecções como sarampo, rubéola e meningite. Cristina explica que alguns sinais de alerta ajudam a identificar se os pequenos têm perda auditiva.
“Alguns indicativos são assistir à televisão em um volume mais alto que outros membros da família, pedir para repetir o que foi dito, falar mais alto que o habitual e posicionar um dos ouvidos para a frente quando está ouvindo”, afirma. Além disso, a fonoaudióloga aponta que é preciso ficar atento a possíveis alterações no comportamento em sala de aula, queda brusca de rendimento e desatenção frequente. Quanto mais cedo a criança é diagnosticada e tratada, menor é o impacto no desenvolvimento da fala, da linguagem e no desempenho escolar da criança.