Os candidatos do Sisu 2019.2 já podem acessar a página do processo seletivo e também o site das 76 Instituições de Ensino Superior (IES) para conferir a lista de aprovados. O Sistema de Seleção Unificada 2019, que oferece 59 mil vagas para ingresso no segundo semestre deste ano.
A matrícula acontece a partir desta quarta-feira (12) e segue até a próxima segunda-feira (17), conforme o cronograma do SiSU. Para garantir a vaga, é preciso verificar o edital específico da instituição de ensino e conferir as datas, horários, unidades de ensino e documentos que devem ser apresentados para a realização do procedimento.
Lista de espera do SiSU 2019.2
A lista de espera do SiSU.2 está disponível a partir de amanhã (11) para manifestação de interesse dos candidatos. De acordo com o site do processo seletivo, “a lista de espera é única e compreende ampla concorrência, reserva da Lei nº 12.711/2012 e facultativamente, demais ações afirmativas”.
Só poderá realizar o procedimento quem não foi selecionado nas opções de vagas cadastradas. O resultado será disponibilizado em 19 de junho, pela instituição de ensino. As convocações dos selecionados também ficará a cargo de cada uma das IES participantes.
O que é o SISU
O SISU é um processo seletivo informatizado, viabilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para ingresso em instituições públicas de ensino do país. São realizadas duas seleções por ano, com que permitem o ingresso na graduação ao longo do primeiro e do segundo semestre.
A seleção acontece de acordo com a nota alcançada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e cadastrada no sistema. A classificação dos candidatos é disponibilizada em ordem decrescente de pontuações, até o limite de vagas disponibilizadas por IES, curso, campus e modalidade de concorrência.
Além do SiSU, também adotam a nota do Enem o Programa Universidade para Todos (Prouni), cujas inscrições começam amanhã (11) e seguem até esta sexta-feira (14); e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que inscreve os candidatos entre 25 de junho e 1º de julho de 2019.
Agência Educa Mais Brasil