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Eleição 2018: Um novo nível de transparência em anúncios e Páginas do Facebook

Por Rob Leathern, Diretor de Gerenciamento de Produto, e Emma Rodgers, Diretora de Marketing de Produto

Hoje o Facebook anuncia medidas significativas para garantir ainda mais transparência aos anúncios e Páginas no Facebook. Dar às pessoas mais informações sobre qualquer empresa ou organização e os anúncios que elas estão exibindo significará um maior compromisso pelos anunciantes, ajudando a evitar abusos no Facebook.

  • Ver anúncios ativos: a partir de agora, você pode ver os anúncios que uma Página está veiculando no Facebook, Instagram, Messenger e no programa para parceiros, mesmo se os anúncios não aparecerem no seu Feed de Notícias. Basta acessar o Facebook, visitar qualquer Página e selecionar “Informações e anúncios” no menu à esquerda. Você verá uma réplica do anúncio e poderá reportar algo suspeito clicando em “Denunciar anúncio”.
  • Checar mais informações da Página: será possível também saber mais sobre as Páginas, mesmo que elas não sejam anunciantes. Por exemplo, você poderá ver qualquer mudança recente no nome da Página e a data em que ela foi criada. Adicionaremos mais informações sobre as Páginas nas próximas semanas.

Também lançaremos em breve no Brasil a ferramenta de Categorização de Anúncios Políticos, assim como o Arquivo para esse tipo de anúncio, antes das eleições de outubro (lançamos isso nos EUA em maio). A partir do próximo mês, os responsáveis por campanhas de candidatos poderão se registrar na plataforma para poder marcar anúncios como sendo eleitorais. Durante a campanha eleitoral, os brasileiros verão quais anúncios foram marcados pelos anunciantes nessa categoria, e todos eles serão adicionados ao Arquivo.

A grande maioria dos anúncios no Facebook é gerenciada por organizações legítimas – seja uma pequena empresa à procura de novos clientes, um grupo que arrecada dinheiro para a sua causa ou um político concorrendo a um cargo. Mas temos observado que pessoas mal intencionadas também podem abusar de nossos produtos. As medidas de hoje são apenas o começo – nós estamos sempre trabalhando em formas de aperfeiçoar nossos produtos. Ao lançar uma luz sobre todos os anúncios, bem como sobre as Páginas que estão rodando esses anúncios, nós conseguiremos evitar abusos – ajudando a garantir que pessoas mal intencionadas tenham responsabilidade sobre os anúncios que fizerem.

Informou Facebook Brasil

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Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

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