Reunião da SEMA e SECULT lançamento do Edital do FAC.

Foi realizado dia 06 de setembro, no anexo do Museu da República, o lançamento do Edital do FAC 2016.


Na ocasião, o governo reuniu assessores e artistas para noticiar as novidades. A mais importante delas é o fato de que a tão descabida contrapartida chega ao fim. No entendimento dos técnicos, a própria obra já o é, e não se fala mais nisso! Outra novidade é a descentralização dos recursos. De agora em diante o FAC atende por região. Para quem sabe o que é isso é só acessar o site, que lá tem todos os esclarecimentos.

Uma frustração para os artistas foi ficar sabendo que a Secretaria de Meio Ambiente ainda não constituiu o seu próprio fundo para a execução de projetos artísticos ficando a mercê do FAC. Mas nem tudo é lamento, só o fato do secretário de meio ambiente André Lima, ter sido convidado a participar do evento já é considerado um avanço. Pena que cidades como o Gama acabaram ficando de fora do roteiro proposto pelo secretário. O Argumento é que na cidade e os parques existentes, como o Parque Prainha, não têm infraestrutura. Ora, ora, Senhor secretário, não seria o caso,  então, de criar essa infra e dentro daquilo que já  tem ir aos poucos convidando a comunidade a participar das atividades e obras de transformação? Até quando argumentos vazios vão preencher espaços importantes como os que existem no Gama por exemplo?!

É bom lembrar que Governador Rodrigo Rollemberg quando em campanha assumiu compromisso com a comunidade local (a Prainha ou o Prainha seria prioridade), mas até agora nada foi sequer para o papel. Não há por parte da secretaria nem mesmo um projeto de ocupação da área de preservação. Pela cidade só se ouve falar das abordagens truculentas e proibitivas de policiais despreparados para a função dentro do parque.

O GTP, grupo de trabalho que realizou o seminário, ainda aguarda uma pauta com o secretário para tratar das proposições do Ato que foi discutido por meses a fio entre moradores e representantes parlamentares. Em tempo, a senhora Márcia Rollemberg, esposa do governador, nos contempla em sua oratória, quando indica o caminho a ser seguido por todos os membros do governo: “Trabalhar de modo inclusivo e transversal.” Até parece estar ouvindo o candidato Rollembeg em campanha. Só é preciso lembrar isso aos secretários de governo que não conseguem enxergar que essa é a única forma de se governar.

Marcia Rollemberg fala em seu discurso em ocupação de espaços, radiodifusão, parcerias com  embaixadas, Educação Ambiental, interlocução entre secretarias. Mas, na prática, isso tem sido bem difícil. Quem melhor atende aos reclames propostos pelo governo é a sociedade civil e os artistas. Porém tudo poderia ser mais produtivo não fosse a divisão de poder. Haja vista a dificuldade de se usar próprios do governo em parceria artísticas. Isso é público e notório. No Cose Gama Sul um projeto que já estava em compasso de estreia foi considerado de menor importância para os gestores da pasta. Um centro de convivência ecossocial com viveiro, horta comunitária e biblioteca temática foi barrado pelo secretário da pasta. Na Ocasião o deputado Joe Valle.

A maior surpresa foi o fato deste se apresentar como  ambientalista e parceiro do movimento cultural.

Guilherme Reis, Secretario de Cultura, totalmente à vontade, juntamente com Nanan Catalão, sub-secretaria, André Lima, secretário de meio ambiente,  Márcia Rollemberg e artistas dos quatro cantos de DF (e entre alguns artistas e grupos já fazem na prática o que foi colocado em pauta no novo edital, estando, portanto, à frente das intenções do FAC) lotaram o anexo do Museu da República me véspera do 7 de setembro.

Da Redação do portal Gama Cidadão

“Vem, vamos embora / Que esperar não é saber / Quem sabe faz a hora, / Não espera acontecer

Leia mais: 

Carnaval da Xique-Xique: Ação Comunitária de combate à dengue no Gama Sul

Carnaval da Xique-Xique no Cose Sul, Gama – DF

Café comunitário: a transformação por meio das palavras

Comunidade do parque Prainha pede revitalização de espaço abandonado

Livros para troca na Semana do Meio Ambiente no Gama

Festival Banca de Poetas/FAC vem superando todas as expectativas na Estrutural

Mais de 5 mil trocas de livros em um mês

1º Festival de Cinema e Poesia do Varjão supera expectativas

Banca de Poetas estreia programa na Rádio Nacional

Missão Sarau Nacional Banca de Poetas

 

Sair da versão mobile