Política
Rede Sustentabilidade recepciona novos filiados e realiza plenária Pré-Congresso
A Rede Sustentabilidade no Distrito Federal realiza, neste sábado 27), a partir das 9h30, ato de recepção para novos filiados, na sobreloja do Edifico Boulevard Center, no Setor de Diversões Norte (Conic). Em seguida acontece a plenária preparatória da Executiva do DF para o 2º Congresso Nacional da Rede Sustentabilidade.
O Congresso contará com a participação de 575 inscritos durante os quatro dias de evento, a ser realizado entre os dias 3 e 6 de março, na sede da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio), na Asa Sul de Brasília (DF).
Dentro desse contingente, estão os delegados estaduais e distritais, os membros da Executiva e do Elo Nacional, além dos filiados que estarão como observadores e convidados. O prazo de inscrições para o encontro se encerrou no dia 17 de fevereiro.
Durante o congresso serão eleitos os novos integrantes do Elo e da Comissão Executiva Nacional.
Novos filiados
Rômulo Neves
Professor de Relações Internacionais do UniCeub, atualmente é chefe da Divisão de Oceania do Ministério das Relações Exteriores. É ex-secretário de Estado Chefe do Gabinete do Governador do Distrito Federal; presidente do Conselho de Administração da Novacap; diplomata de carreira (áreas de Ciência e Tecnologia e Promoção Comercial); professor de Relações Internacionais, Ciência Política e Sociologia; jornalista (área de Economia – Folha de São Paulo e Gazeta Mercantil); doutorando em Sociologia (UnB – Brasília – inconcluso); mestre em Diplomacia (Instituto Rio Branco – Brasília); mestre em Sociologia (Universidade de São Paulo – USP); especialização em Economia (USP); especialização em Relações Internacionais (USP) e Graduação em Ciências Sociais (USP).
Viridiano Custodio de Brito
Nascido, em Santa Rosa, no município de Formosa, em Goiás, é graduado em História pela Faculdades Integradas UPIS – e pós-graduado em História da África e dos Afros brasileiros e em análise de políticas e ciência política pela Universidade de Brasília – UNB. Passou a residir no Distrito Federal em 1967 – na Vila IAPI. Foi transferido da Vila com sua família e mais 80 mil pessoas para a Cidade de Ceilândia, onde reside há 44 anos. Desses passou sua adolescência até 1986 na QNN 3 da Ceilândia Norte – quando se mudou para a Expansão do Setor “O”, Bairro conquistado a partir da Luta do Movimento dos Inquilinos do qual figura como um dos principais líderes.
Começou sua atuação popular nas lutas sociais de Ceilândia ao acompanhar sua mãe nas reuniões do Movimento dos Incansáveis de Ceilândia. Forjado nessa experiência passa a ser militante ativo do Movimento Popular. Participa da fundação da Associação dos Inquilinos – movimento que mobilizou 20 mil pessoas e que foi vitorioso ao conquistar o hoje – Bairro da Expansão do Setor “O”. Pioneiro no bairro constituiu a Aceso – Associação comunitária da Expansão do Setor “O”, uma das entidades de grande referência do Movimento Popular no DF e participou da fundação do Cepafre – Centro de Educação Paulo Freire e CMP- Central dos Movimentos Populares Nacional e local.
Em 1983 2015 se filiado ao PT- Partido dos Trabalhadores, 1983 2015. Sendo eleito Presidente da Zonal de Ceilandia por 3 mandatos, e assumindo assim a Secretaria de Lutas Populares do PT Regional. Secretário especial de promoção da Igualdade Racial do Governo do Distrito Federal de 2012 a 2014. Atualmente é assessor do deputado Chico Leite na Câmara Legislativa.
Eduardo Rodrigues da Silva – administrador regional do Paranoá e do Itapoã
Economista, foi presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento – ASSECOR. É servidor do Ministério do Planejamento desde 2002, onde atuou em várias áreas e assumiu diversos cargos de assessoria e direção, sempre relacionados à coordenação do processo de planejamento do Governo Federal. Foi analista tributário da Receita Federal e professor de economia. Trabalhou na Petrobras e na Marinha do Brasil. É especialista em teoria econômica e em análise de projetos pela FGV e mestrando em Administração Pública pela UFLA.
Baltazar Cristino da Silva
Servidor público da Polícia Civil do DF há 20 anos; ex-assessor da deputada federal Erika Kokay; ex-presidente do PT (zonal de Brazlândia). Morador de Brazlândia há 40 anos, militante dos movimentos comunitários.
Professor Ederson Oliveira
Mestre em História com estudos voltados para o Patrimônio Histórico e Cultural. Atualmente é professor universitário em Instituições de Ensino superior Particulares do DF e entorno e atua como pesquisador voluntário na Associação dos Amigos do Centro Histórico de Planaltina DF com livro publicado na área no ano de 2015.
Sebastião José Borges
Ex-membro da Direção Regional do PT-DF; ex-Presidente da Zonal PT de São Sebastião, atualmente é coordenador geral do projeto Biblioteca do Bosque e presidente da Prefeitura Comunitário do Bairro Bosque em São Sebastião.
Joselita de Andrade Medeiros
Ex-membro da Direção Executiva do Sindicato dos Rodoviários por três gestões; delegada sindical na região sul por vários mandatos; ex-membro da direção regional do PT-DF; ex-presidente da zonal PT Recantos das Emas; ex-prefeita comunitária da quadra 114; fundadora do Fórum em Defesa do Recanto das Emas; e, membro do Conselho de Segurança da cidade.
Francisco Paulo do Nascimento
Doutor em Educação. Especialista em Políticas Públicas pela FGV, MBA em Gestão Empresarial; especialista em Desenvolvimento Urbano pela UCAM; especialista em Desenvolvimento Local Sustentado pela ENSU; especialista em Gestão Urbana e Municipal pela ESAF/Instituto Banco Mundial (1999). Graduado em Ciências Econômicas. Tem experiências em gestão de organizações do terceiro setor e voluntariado, desenvolvimento urbano (planejamento, moradia popular e crédito), desenvolvimento sustentável, administração com ênfase em finanças e planejamento estratégico, gestão pública com ênfase em ética e responsabilidade social, criatividade e inovação. Atualmente se dedica à pesquisa em educação, com ênfase em dinâmica curricular, avaliação de aprendizagem, gestão acadêmica e ensino à distância. Coordenador de cursos de pós-graduação do UDF. Foi Ouvidor, Membro do Conselho Universitário, do Comitê de Ética em Pesquisa e professor de cursos de graduação e de pós-graduação do UDF.
Tiago Felipe Maggio
Responsável pela comunicação da ONG Alternativa Terrazul; participação voluntária no comitê criativo – núcleo de comunicação da Virada do Cerrado, da Secretária de Meio Ambiente. Graduado em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Propaganda, no Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro- IMESB em 2005. Foi Diretor Cultural do Diretório Central dos Estudantes- DCE – IMESB.
Alessander Capalbo
Ex-pároco do Paranoá. Padre licenciado
Naiara Moreira Campos
Tem 32 anos, é bióloga, com bacharelado em Gestão Ambiental (2007), especialista em Processos Participativos (2011). Desde 2003 atua em Movimentos de Juventude pelo Meio Ambiente. Trabalhou como consultora do Ministério da Educação na consolidação da Política Nacional de Educação Ambiental de 2008 a 2014, com experiências de mobilização socioambiental em diversos locais do Brasil e África. Foi coordenadora de Metodologia da IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (2012/2013) que mobilizou 17 mil escolas e 9 milhões de pessoas em todo território nacional. Atualmente é Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal.
Juliana Pinto
Mestre em Ciências Políticas e Pedagogia pela Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg na Alemanha e pós-graduada em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito de Coimbra, Portugal. Sua experiência profissional começou pela defesa dos Direitos Humanos à Alimentação Adequada, Terra e Água na Food First Information and Action Network (FIAN Internacional) na Alemanha e no Brasil. Em 2013 trabalhou na Embaixada da Alemanha, em Brasília, como assessora de comunicação no Centro Alemão de Informação. Ainda na comunicação, retornou à sociedade civil pela Rede Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) com trabalhos relacionados ao meio ambiente e na Amazônia. No Instituo de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), coordenou o departamento de comunicação. Atualmente atua como coordenadora de Educação e Mobilização Socioambiental na Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal.
Flávio Werneck
Servidor público federal, presidente do Sindicato dos Policiais Federais do DF, vice-presidente da FENAPF, vice-presidente da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), é agente escrivão da Polícia Federal