Instituições de ensino superior têm até o dia 25 de novembro para manifestar interesse em ofertar vagas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao primeiro semestre de 2020. O prazo teve início na última quinta-feira, e para as universidades que ainda não participam do programa podem aderir até o dia 14. Neste ano, o Prouni disponibilizou cerca de 244 mil bolsas de estudo no primeiro semestre e 169 mil no segundo. Mais de mil instituições costumam firmar contrato com o programa para oferta do benefício semestralmente. Atenção: a emissão de termos de adesão e aditivo ao processo seletivo está disponível na Página do Participante.
Sobre o Prouni
Para concorrer às bolsas do Prouni é necessário se encaixar no perfil estabelecido pelo Ministério da Educação. Os critérios envolvem desde renda do grupo familiar até notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira abaixo:
– ter feito o Enem do ano anterior ao da abertura de inscrições;
– ter média mínima de 450 pontos nas provas objetivas do Enem;
– obter nota maior que zero na redação do Enem;
– ter renda familiar máxima de três salários mínimos por pessoa;
– ter estudando o ensino médio em escola pública, ou;
– ter estudado o ensino médio em escola particular com bolsa integral.
Curiosidade: o programa também atende pessoas com deficiência e professores de escolas públicas no exercício do magistério.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil