NotíciasPessoas com deficiência

Projeto Cão-Guia de Cegos-DF: De portas abertas para receber ajuda

Projeto Cão-Guia apresentou ontem o centro de treinamento: em busca de doações

POR NATHÁLIA CARDIM – CORREIO BRAZILIENSE – 10/07/2016 – 21:06:23

Com o objetivo de arrecadar recursos e apresentar o trabalho realizado para a população, o Projeto Cão-Guia de Cegos do DF abriu as portas, ontem, para que interessados tivessem a chance de conhecer de perto o centro de treinamento dos cães destinados a cegos, no DF. Durante todo o dia, os visitantes que foram à sede do local, no Setor Policial Sul, puderam brincar, afagar, conhecer a rotina e todo o espaço destinado aos cães e ainda receber o carinho desses animais.

Segundo o presidente da Associação Amigos do Cão-Guia (AACG) e um dos idealizadores da ação, Ricardo Corrêa, o projeto atua desde 2001 e busca reintegrar cegos à sociedade com o auxílio de cão-guia, com segurança, mobilidade, qualidade de vida e inclusão social. “Esta é a segunda edição do evento. … Estamos muito felizes com o interesse dos brasilienses que estão nos ajudando”, afirmou. “O nosso intuito é mostrar para as pessoas como esses cães são treinados, apresentar o projeto de maneira detalhada e fazer com que todos tenham vontade de ajudar.”

Desde a criação, a instituição entregou mais de 43 animais para pessoas com diversos tipos de deficiências visuais, no Brasil. A lista de espera é de 300 pessoas. De acordo com a entidade, a única ajuda do governo é o treinamento dos animais, concedido pelo Corpo Militar de Bombeiros do DF. Após o nascimento, os animais passam por famílias hospedeiras até atingirem idade para o treinamento. Com cerca de 2 anos, são encaminhados para adestramento ministrado pelos bombeiros e habilitados para serem guias. “Promovemos a socialização do bicho, ajudando-o a ter contato com o mundo e com o maior número possível de cheiros, sons e ambientes”, diz Ricardo. Deficientes visuais interessados em participar do cadastro de candidatos devem solicitar a inscrição em [email protected].

Como ajudar

Quem tiver interesse pode contribuir com o Projeto Cão-Guia de Cegos-DF doando qualquer valor, por depósito ou transferência bancária, depositando na conta abaixo: Associação Amigos do Cão-Guia – AACG / Banco do Brasil, Agência: 3596-3, Conta-corrente: 111.882-x, CNPJ: 18.080.342/0001-24

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário