Meio Ambiente e Sustentabilidade
Programação do Mês da Água no Gama: “Crispim e Alagado – águas que sofrem nas fontes”
A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) organizou um calendário especial para março, o Mês das Águas, com ações de educação e sensibilização ambiental previstas para todo o mês. “Queremos realizar maior capacitação e integração e cooperação em torno do tema água”, informou Sérgio Ribeiro, chefe da unidade estratégica de Água da Sema. Dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água e para 2016, o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas – ONU é ‘água e emprego’.
A iniciativa de construir um calendário unificado com atividades do governo federal, GDF e sociedade civil organizada durante todo o mês foi realizada no âmbito do programa Cultivando Água Boa, da qual Brasília faz parte. “A água é a base da vida e queremos que a população se envolva de forma mais efetiva nas tenha mais acesso às ações que serão realizadas por diversas instituições no Distrito Federal”, apontou Ribeiro.
Em Brasília, o tema vem ganhando cada vez mais espaço. A capital federal sediará em 2018 o 8º Fórum Mundial das Águas, e até lá, o governo de Brasília quer construir ações bem sucedidas de cuidados com as águas do DF. O calendário do Mês das Águas prevê ações de educação ambiental nas escolas públicas do DF; mutirão de plantio de mudas e implementação de agrofloresta recuperação de nascentes e ações ambientais no Zoológico, na Orla do Lago e na Bacia do Descoberto, entre outros.
Atividades no Gama
Observação das nascentes do Ribeirão Alagados e Córrego Crispim, caminhada ecológica da Estação da CAESB até o Parque da Prainha e almoço compartilhado.
LOCAL: Parque Ecológico Prainha do Gama – 8h as 12h
1 – 8:00 às 9:30 – terão dois subgrupos – um para fazer a visita técnica à CAESB (só o GT, para não causar constrangimento à CAESB com a comunidade lá tirando conclusões precipitadas sobre a questão dos lançamentos). Este subgrupo sai a pé da CAESB até o Prainha. “Ponto de concentração na casa de apoio do IBRAM na Prainha”
2 – 8:00 às 9:30 – outro subgrupo neste mesmo horário se encontra na nascente do Crispim, para observação de suas águas e segue para o Prainha.”Ponto de concentração na frente da Faciplac Gama”.
3 – 9:30 às 13h – os dois subgrupos se encontram à margem do Ribeirão Alagado, em frente ao nosso futuro Centro de Educação ambiental para um momento cultural em homenagem às “águas que sofrem” – aí vale poesia, música, roda de biodança, exposição das faixas e cartazes solicitando paz e saúde para as águas, que possamos ser os guardiões dessa exuberância da natureza e que juntos do poder público possamos encontrar soluções para despoluição dessas águas.
Da Agência Brasília com adaptações – 03/03/2016