NotíciasNotícias do Gama

Caixões de Agnelo são descarregados no Cose do Gama

O COSE é uma área construída que fica no Setor Sul do Gama, localizado entre as quadras 5/11.

Este local servia como um espaço de atendimento sócio educativo e atendia idosos e crianças. Atualmente esse local encontra-se fechado, em estado de abandono e sábado, 20 de outubro, completou 2 anos que fora desativado. São mais de 100 idosos e aproximadamente 300 crianças que deixaram de serem beneficiadas pelo espaço comprometendo a realização de oficinas para crianças e ginástica para 3ª Idade.

Em 2012, no mês do seu fechamento, a população da cidade criou um movimento pelo não fechamento do COSE Gama Sul. Houve uma manifestação no local com a presença de aproximadamente 50 idosos, moradores e liderança local. O ato aconteceu no dia 6 de outubro e a reivindicação era a volta do atendimento no mesmo prédio. A outra unidade, localizada no setor oeste foi reformada sem interromper o atendimento e era isso que a comunidade queria. Porque não ocorreu o mesmo com o COSE do Setor Sul? Quem depende desse espaço tem de ir para outra unidade do COSE.

O fechamento desse serviço social se deu sem qualquer consulta ou satisfação a população. Sem a comunidade sequer conhecer o projeto e sob alegação de reforma o espaço segue fechado, em parcial estado de abandono, pois o mesmo andou sendo utilizado pelo governo para outras finalidades. Algumas bem estranhas, como o armazenamento de caixões em alguns dos seus espaços.

Foi a população vizinha ao COSE quem descobriu e denunciou ao Gama Cidadão os caixões. Nossa equipe foi lá averiguar e, de fato, em algumas salas tinha caixões até o teto. O local tem vigia dia e noite, mas encontra-se com mato e lixo que tomaram conta do lugar. Objetos, mobília e maquinário estão amontoados dentro e fora das salas. A situação é alarmante e o espaço, que poderia servir a toda aquela região, fica as moscas, ratos, baratas e outros animais peçonhentos.

imgA notícia sobre os caixões, bem como o abandono do COSE, acabou repercutindo na grande mídia do DF. Uma equipe de reportagem da TV Record foi ao local e descobriu que os caixões tinham como destinação o uso em enterros sociais. Na época da reportagem, feita em agosto desse ano, a equipe da TV Record foi procurar explicações na Secretaria de Desenvolvimento Social. A secretaria informou que os caixões só foram parar lá no COSE do Gama porque tiveram que desocupar o almoxarifado, localizado no SIA, devido à realização de reformas no local. A reportagem da Record foi ao ar no dia 07 de agosto desse ano e na época a secretaria informou a eles que em 30 dias iriam retirar os caixões do local. Informaram, também, que a reforma prometida em 2012 iria começar imediatamente. Dois meses e 23 dias após realizada essa reportagem da TV Record, apenas os caixões parecem terem sidos retirados. O morador da região, seu José, informou a equipe do Gama Cidadão que os caixões foram retirados esse mês de outubro. A equipe do Gama Cidadão foi até o local pra confirma os fatos e para nossa surpresa tinha dois caminhos do GDF descarregado caixões e mais caixões. Quanto a reforma… nada de concreto foi feito até o momento.

Passou-se as eleições, o Agnelo foi derrotado e parece que o DF parou no tempo. Eleito dia 26 passado, Rodrigo Rollemberg terá, dentre tantas outras coisas para fazer pelo DF, que lidar com as heranças malditas deixadas pelo antecessor. Enquanto 2015 não chega, a população do Setor Sul do Gama permanece sem saber o que vai realmente acontecer com o COSE.

Não é só o COSE uma dessas heranças deixadas pelo Agnelo, por toda a cidade há inúmeras de outras. Fique ligado em nossa série de reportagens que começamos a fazer sobre esses problemas.

Mais fotos Clique aqui!

Assista à reportagem do BALANÇO GERAL em Março 2014

Da redação com participação de Lucas Lieggio.

Tags

Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Sair da versão mobile