Meio Ambiente e SustentabilidadeNotícias do Gama
Gama defende valorização do Parque Ecológico na Pré-conferência do Meio Ambiente
Reivindicação foi apresentada na pré-conferência do Meio Ambiente na região. Próxima etapa será na Estrutural em 5 de agosto
A sociedade do Gama sonha com a valorização do Parque Ecológico, que foi inaugurado no dia 27 de maio deste ano pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. A reivindicação foi apresentada durante a pré-conferência regional do Meio Ambiente, realizada no último sábado (8) no campus Gama do Instituto Federal de Brasília (IFB) e aberta para a participação das comunidades do Gama, Recanto das Emas e Santa Maria.
O secretário do Meio Ambiente, André Lima, na abertura da conferência, salientou a importância dos parques, como o Ecológico Itororó, em Santa Maria, e o Parque Urbano e Vivencial do Gama. “Precisamos enfrentar os problemas dos parques ecológicos nas regiões, para tanto precisamos do apoio da sociedade para influenciar nas medidas que devem ser tomadas”, afirmou.
O secretário mencionou um vídeo em que uma antiga moradora de Alagados em Ponte Alta, no Gama, reclama da falta de água, que nunca vira em 33 anos de período seco. “Estamos vivendo uma crise de água que não imaginávamos. E vejo hoje os moradores da região mostrando que falta água onde nunca faltou”.
Mais 15 delegados foram eleitos na terceira pré-conferência realizada no DF. Os representantes vão participar da aprovação das diretrizes ambientais durante a Conferência Distrital do Meio Ambiente – Cuidando das Águas, de 24 a 26 de novembro. Todos avaliaram as cinco propostas do texto-base e apresentaram modificações ao texto original.
A administradora do Gama, Maria Antônia Rodrigues Magalhães, disse na abertura da pré-conferência que a maior dificuldade para enfrentar os desafios do meio ambiente é a conscientização da população. “As pessoas precisam cuidar mais dos parques e das nascentes”, alertou. A Maria Antônia afirmou que não irá aceitar invasão no Parque Ecológico do Gama, já que a área do local foi definida na semana passada pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram).
O administrador de Santa Maria, Hugo Gutemberg, apontou que uma das prioridades da cidade é preservar as áreas de relevantes interesses ambientais da região. “A implantação do nosso parque, a preservação do ribeirão Santa Maria, principalmente na região do Tororó, que apresenta belas cachoeiras”, indicou.
O professor Vinícius Marques, da Coordenação Regional de Ensino do Gama, sugeriu uma parceria com o Ibram para a realização de trabalhos pedagógicos dentro do parque. “Os alunos querem reflorestar as nascentes e plantar árvores nativas, mas precisamos de uma autorização e do acompanhamento técnico do órgão ambiental”, informou.
Estudantes
Os alunos do Centro de Ensino Fundamental 1 (CEF1) apresentaram várias propostas para o secretário do Meio Ambiente, André Lima, e para a presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Jane Vilas Bôas neste sentido. O grupo propõe a criação de política para recuperação de nascentes, ampliação da coleta de resíduos sólidos, valorização dos frutos do cerrado, desenvolvimento de programas de reaproveitamento de água nas escolas, revitalização dos parques e ampliação das ações de fiscalização.
“Foram propostas bem qualificadas que estão identificadas com as diretrizes da conferência”, afirmou o secretário do Meio Ambiente. O dirigente ressaltou que deseja sistematizar as contribuições recebidas dos jovens durante as seis pré-conferências e transformar em um documento oficial para ser entregue ao governador de Brasília. “As sugestões têm tudo a ver com o que nós estamos precisando fazer”, apontou.
O deputado distrital Chico Leite compareceu ao evento e disse ao público presente que a ideia da conferência é importante porque o grande debate sobre os interesses da sociedade é feito nas ruas. “A conferência conscientiza que se tivéssemos tido cautela no passado não viveríamos hoje uma crise hídrica”, apontou o deputado.
Próxima etapa
A Pré-conferência da Estrutural será realizada em 5 de agosto no campus do IFB. As regiões de Águas Claras, Candangolândia, Estrutural/SCIA, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II e Vicente Pires poderão participar. As inscrições estarão abertas em breve pelo site da Sema.
Estudantes do CEF 1 do Gama querem uma maior valorização do Parque Urbano e Vivencial do Gama
Galeria de fotos da Pré-conferência. Clique aqui!
Da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMA, com adaptações. 10/07/2017
Leia mais:
Rollemberg inaugura Parque Urbano e Vivencial do Gama e ouve reivindicação da comunidade Alagado