Agenda Cultural e ConvitesDestaqueEducaçãoNotíciasNotícias do GamaUtilidade Pública

Pai Legal: MPDFT faz mutirão de reconhecimento de paternidade no Gama

Evento será neste sábado, 17 de agosto, na Promotoria de Justiça do Gama. Programação inclui rodas de conversa sobre violência doméstica, orientações médicas, odontológicas e atividades de lazer

Em celebração ao 20º aniversário da sede da Promotoria de Justiça do Gama e ao 27º da Promotoria de Justiça de Defesa da Filiação (Profide), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promove ação Pai Legal, neste sábado, 17 de agosto, um mutirão de reconhecimento de paternidade. O evento ocorrerá das 9h às 13h, na Promotoria de Justiça do Gama, e oferecerá rodas de conversa sobre violência doméstica, além de orientações médicas, nutricionais, odontológicas e uma brinquedoteca para as crianças.

A Profide, por meio do programa Pai Legal, estará à disposição para iniciar procedimentos de investigação de paternidade e tirar dúvidas sobre direitos e deveres decorrentes da filiação. Mais de 600 mães de alunos de escolas públicas do Gama, da creche ao 9º ano, que não possuem o nome do pai na certidão de nascimento, foram notificadas para participar. Elas terão a oportunidade de iniciar o procedimento de investigação de paternidade e pedir acordo de alimentos. Se necessário, será possível viabilizar a realização de exame de DNA sem custo para as famílias.

Pai Legal

Criado em 2002, o programa busca garantir o direito fundamental de crianças e adolescentes terem o nome do pai na certidão de nascimento. A Profide atua em três frentes: Pai Legal Cartórios, Pai Legal nas Escolas e Identidade Legal.

Pais ou mães interessados em solicitar investigação de paternidade podem entrar em contato com a Profide pelos seguintes canais:

– Pelo site: www.mpdft.mp.br, acessar o Espaço Cidadão/Investigação de Paternidade e preencher o formulário eletrônico
– Por e-mail: [email protected]
– Pelo celular/whatsapp: (61) 99363-5627
–  Pelos telefones: (61) 3343-9557 / 3343-9964/ 3343-9876

Rede Elas

A Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Gama (Rede Elas), criada em 2015, é composta por instituições de segurança pública, justiça, saúde, assistência social e educação, entre outras.

O MPDFT atua como órgão integrante e fomentador do projeto. As principais linhas de ação são o mapeamento do fluxo de atendimento aos envolvidos em situação de violência contra a mulher; capacitação dos integrantes da rede local e socialização de informações com a comunidade do Gama.

Serviço
Aniversário da Promotoria de Justiça do Gama e da Promotoria de Justiça de Defesa da Filiação
Local: Promotoria de Justiça do Gama – Setor Leste Industrial, Sind QI 1 – Gama Leste (em frente ao Corpo de Bombeiros)
Horário: das 9h às 13h
Evento aberto ao público.

Informou a Secretaria de Comunicação – 14/08/2024
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173

Tags

Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

Artigos relacionados

Sair da versão mobile