Ciência e tecnologiaDestaqueEntorno do DFNegóciosNotícias
PAB e Mercado Livre se unem para promover o Artesanato Brasileiro
Para destacar a novidade ao consumidor, o Mercado Livre terá um espaço especial no site dedicado ao tema
O Mercado Livre e o Ministério da Economia, através de seu Programa do Artesanato Brasileiro ( PAB), iniciam uma parceria inédita para democratizar o comércio e o acesso aos meios de pagamento para artesãs e artesãos de todo o Brasil. A ação terá algumas iniciativas de formação ao longo do mês de março e pretende promover produtos artesanais brasileiros dentro do marketplace.
O objetivo é apoiar a inclusão de artesãos cadastrados no SICAB (Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro) no Mercado Livre, dar visibilidade aos seus produtos para o consumidor da plataforma e assim potencializar a geração de trabalho e renda. São mais de 163 mil artesãs e artesãos cadastrados no programa.
Na primeira fase do projeto foram mobilizados coordenadores de artesanato dos estados, representantes da confederação nacional de artesanato, e gestores SEBRAE nas unidades da federação para que eles conhecessem o ecossistema de soluções do Mercado Livre. Além disso, foi realizado um webinar ao vivo e gratuito apresentando as soluções digitais da companhia para artesãs e artesãos de todo o Brasil.
“A ação reforça o compromisso do Mercado Livre em democratizar o comércio eletrônico e impulsionar o consumo de impacto positivo, oferecendo ferramentas para a inclusão digital e financeira de empreendedores de todo o país” afirma Laura Motta, Gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil.
Sobre o Programa do Artesanato Brasileiro
As ações do Programa possibilitam a consolidação do artesanato brasileiro enquanto setor econômico de forte impacto no desenvolvimento das comunidades, a partir da consideração de que a atividade é disseminada em todo território nacional, possuindo variações e características peculiares conforme o ambiente e a cultura regional.