Notícias
Novos ares para o transporte público no Gama ou mais do mesmo?
Desde sua inauguração, em 1960, o Gama tinha a Viação Planalto – VIPLAN – como única empresa a explorar esse serviço. Com o tempo a má qualidade na prestação dos serviços e a falta de investimentos no material rodante, fez com que ela perdesse definitivamente seu posto.
Claro que foi uma “vitória” do GDF, tomar uma postura firme e retirar de vez essa empresa de circulação. Assim, convocando uma licitação que não acontecia há cinqüenta anos e que os atuais empresários continuam entrando na justiça tentando impedir a conclusão da mesma.
O Governo do Distrito Federal fez uma intervenção na VIPLAN, nos moldes do que foi feito no Grupo Amaral, colocando a empresa estatal, TCB, para administrar a empresa dos Canhedo. Em seguida tirou os ônibus de circulação e colocou empresa Pioneira para operar o transporte público na cidade.
A Viação Pioneira ofereceu a menor tarifa de ônibus em disputa com a Expresso São José para operar as linhas de transporte público em área que inclui as regiões do Gama, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião, Itapoã e parte do Park Way.
Acontece que até o momento pouca coisa mudou. O GDF anunciou que substituiria os ônibus velhos da VIPLAN por ônibus mais novos da Pioneira, mas na prática a realidade está sendo outra. Os ônibus que estão circulando na cidade são velhos e continuam apresentando problemas. Os itinerários e os horários foram mudados e a população não foi avisada, fato que está causando muita confusão e prejuízos a todos os usuários deste transporte.
O que tem causado indignação por parte dos gamenses é saber que a cidade satélite de Santa Maria, vizinha do Gama, com uma área de 211 km² e uma população de cerca de 120 mil habitantes, tem mais que o dobro de coletivos novos em circulação. E o Gama, com uma área de 276 km², uma população de cerca de 170 mil habitantes, como fica nessa história?
A reportagem do Gama Cidadão vem procurando a Viação Pioneira, mas até o momento não obtivemos retorno deles sobre o assunto.
A cada capítulo esta novela fica mais confusa e o que era pra ser solução está se tornando mesmice, apenas mudando de cor e dono.
Da redação colaboração: Lucas Lieggio
Foto: Ônibus da “VIPLAN”quebrado na frente do Estádio Bezerrão
Foto: Ônibus da “PIONEIRA”quebrado próximo ao balão do periquito
Assista à reportagem do Bom dia DF:
Leia mais…
Após ônibus quebrar, passageiros ateiam fogo no coletivo, no Gama
Moradores do setor sul do gama sem ônibus
CIDADÃO GAMENSES E A PERGUNTA SEM RESPOSTA: PARA ONDE VAI O IPVA?