1No Dia do Protetor dos Animais, deputado Daniel Donizet apresenta 11 projetos em favor da causa
Gama Cidadão

No Dia do Protetor dos Animais, deputado Daniel Donizet apresenta 11 projetos em favor da causa

agosto 10, 2020 | by Israel Carvalho

deputadoconversa

Pacote de propostas inclui castração, combate aos maus-tratos e apoio a pessoas e instituições que cuidam de animais abandonados

Notícias e demandas da causa animal são cada vez mais frequentes nos noticiários e nas redes sociais. Por conta da pandemia, o número de animais abandonados aumentou, os abrigos estão superlotados e, em contrapartida, as castrações gratuitas caíram consideravelmente. As denúncias de maus-tratos também aumentaram e a população tem cobrado do Poder Público leis mais rígidas que combatam o crime.

Defensor dos animais, o deputado Daniel Donizet (PSDB) reuniu especialistas, protetores, veterinários e simpatizantes da causa para, juntos, elaborarem projetos que contemplem as principais demandas atuais. Ao todo, 11 propostas foram protocoladas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, nesta segunda-feira (10), quando se comemora o Dia dos Protetores dos Animais.

Uma das principais queixas dos protetores de animais é a falta de apoio do Poder Público, tanto em relação à manutenção dos abrigos quanto às castrações. “Essas pessoas e instituições sobrevivem graças a doações de pessoas físicas, o que se torna algo muito incerto. Trata-se de um trabalho social importantíssimo e é obrigação do Governo ajudar”, defendeu Donizet.

Nesse sentido, o deputado apresentou um projeto que institui o Programa de Valorização e Reconhecimento dos Protetores e Cuidadores de animais de rua ou abandonados. Na prática, ele prevê o cadastramento dos protetores para que eles possam ter acesso facilitado a programas, prerrogativas e incentivos do Governo.

Castração
Atualmente, o GDF, por meio do Brasília Ambiental – IBRAM, possui um programa de castração gratuito que promove campanhas periódicas. Qualquer morador do DF pode cadastrar o seu animal no site do órgão. Em 2019, cerca de 9 mil animais foram castrados. Este ano, por conta da pandemia, foram pouco mais de mil até agora.

“O problema é que o número de vagas ainda é muito pequeno. Apenas uma clínica, que fica no Gama, realiza as castrações. E não existem critérios adequados. Para diminuirmos, de verdade, a população de animais, é preciso castrar cães e gatos de rua e os que estão em abrigos. As chances de um animal que tem casa e tutor procriar são muito menores do que um que está nas ruas ou foi abandonado”, defendeu o protetor Gleyson Willy.

Com o objetivo de assegurar a efetividade do controle populacional de animais, outro projeto do deputado Daniel Donizet estabelece uma Política de Castração de Cães e Gatos no DF. A reserva de vagas no programa ficaria restrita a quem realmente precisa: 25% para animais vítimas de maus-tratos, 25% para animais de rua ou abandonados e os outros 50% para interessados com renda familiar compatível ao programa.

Maus-tratos
Não cabe à Câmara Legislativa aumentar as penas para o crime de maus-tratos, prerrogativa do Congresso Nacional. Porém, é possível alterar leis distritais para que o crime seja combatido com maior eficiência no DF. “Proponho alterações na Lei que prevê sanções para quem pratica o crime. A ideia é incluir práticas absurdas como a vaquejada na lista de maus-tratos e ainda reconhecer o animal como ser vivo e não como ‘coisa'”, explicou Donizet.

Para isso, ele apresentou o projeto que prevê como maus-tratos a circulação de carroças em áreas urbanas, a prática de vaquejadas e a aplicação de medicamentos “anti-cio” em fêmeas de cães e gatos, por provocarem doenças nos animais. A proposta ainda modifica alguns termos da lei para que os animais não sejam mais tratados como “coisa”, como a troca de “depositário fiel” para “tutor” e de “confiscar” para “resgatar”.

Saiba o que os outros 8 projetos apresentados preveem em prol da causa animal:
– Institui a Política de Ressarcimento de Serviços de Resgate, Cuidado e Acolhimento no DF;
– Obriga condomínios residenciais e comerciais a comunicar a ocorrência de casos de maus-tratos aos órgãos competentes;
– Proíbe a utilização de animais em pesquisas científicas que lhes possam causar sofrimento;
– Institui a Campanha “Pet Sangue Bom”, que trata da doação de sangue de animais;
– Proíbe a comercialização e aplicação de medicamentos “Anti-Cio’ para fêmeas de cães e gatos;
– Institui o Programa “Amigos do Pet”, que prevê a concessão de descontos em consultas, tratamento e medicamentos veterinários;
– Inclui no Calendário Oficial do DF o Dia de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres;
– Institui a Semana Distrital de Conscientização sobre o Controle Populacional Animal.

36 projetos apresentados
Ao todo, o deputado Daniel Donizet já apresentou 36 projetos de lei que tratam de temas da Causa Animal desde que assumiu o mandato em 2019. Cinco propostas já foram aprovadas na Câmara, como o dos Animais Comunitários, uma grande vitória para os defensores.

Também é dele o projeto de lei que institui o Programa Banco de Ração e Utensílios para animais no Distrito Federal. A ideia é captar doações de ração, medicamentos e utensílios para depois distribuir a ONGs, Abrigos, protetores independentes e pessoas cadastradas em programas sociais que cuidam de animais resgatados ou abandonados.

Assessoria de Comunicação do Deputado Daniel Donizet

RELATED POSTS

View all

view all