Gama Cidadão

MPDFT ajuíza ação para proteger estrada de serviço da barragem do Paranoá

Investigação iniciada pela Prodema em dezembro de 2017 mostra que há risco no uso contínuo da via

A 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema) ajuizou, na última sexta-feira, 1º de fevereiro, ação civil pública contra o Distrito Federal, o Departamento de Estrada de Rodagens (DER) e a CEB Geração. O objetivo é obrigar os réus a construir nova ligação entre a DF-001 (Estrada Parque do Contorno) e a DF-025 (Estrada Parque Dom Bosco). Atualmente, a única via existente no local é a estrada de serviço da barragem do Paranoá, que deveria ser usada apenas para os trabalhos de manutenção da usina hidrelétrica.

A ação também pede que seja concedida liminar para impedir os réus de instalar ou autorizar qualquer empreendimento, obra ou serviço que leve ao aumento de trânsito sobre a estrada até que a nova ligação esteja concluída. A Prodema considera que projetos como o Itapoã Parque, o Paranoá Parque e o Polo Tecnológico sobrecarregam ainda mais o trânsito no local. “O adensamento populacional, a falta de planejamento e a omissão dos réus por anos a fio causam a sobrecarga da estrada de serviço e põem em risco a integridade da barragem”, ressalta a ação.

Outro pedido é que a estrada de serviço passe a ser utilizada exclusivamente para a manutenção da barragem. Para a Prodema, “a omissão dos réus é grave e deve ser prontamente corrigida pelo Poder Judiciário a fim de evitar tragédias e desastres causados pelo uso abusivo da estrada de serviço da Barragem do Paranoá”. Se condenados, os réus também deverão compensar o dano ambiental causado.

Sair da versão mobile