Meio Ambiente e SustentabilidadeNotícias do GamaSaudade minha cidade
Jovens do Gama promovem mutirão de limpeza na Cachoeira da Loca
Jovens do Gama promovem mutirão para limpar e preservar a Cachoeira da Loca, ameaçada por invasões e lixo.
Após 20 anos da criação do movimento “Adote uma Cachoeira,” que propôs a criação do Parque Ecológico da Ponte Alta Norte e o reconhecimento da Cachoeira da Loca como um patrimônio ecológico de grande importância para a população do Gama, a situação ambiental só piorou. Invasores de áreas públicas, com a conivência de administradores locais, tomaram posse do território. Em vez de o parque ser criado, a área foi ocupada por criadores de gado e falsos produtores. O que deveria ser um parque ecológico se transformou em uma grande invasão de terras públicas, onde especuladores de classe média ostentam grandes casas e comércios. No entanto, a comunidade segue lutando pelo seu direito a um meio ambiente saudável e de qualidade, com acesso garantido ao público.
Neste sábado (10/10), um grupo de jovens da cidade organizou uma nova ação socioambiental no Parque Ecológico e Vivencial Ponte Alta. Eles realizaram um mutirão para recolher lixo na Cachoeira da Loca, com o objetivo de mobilizar e conscientizar a comunidade sobre o descarte correto de resíduos e a importância da preservação ambiental.
Os organizadores destacam que a Cachoeira da Loca é uma linda atração turística da cidade, um paraíso ecológico onde ainda é possível admirar as belezas da flora e fauna da região e se refrescar nas águas cristalinas. No entanto, o local vem sendo degradado por visitantes que deixam lixo espalhado, como latas de bebidas, restos de alimentos, embalagens de comida, garrafas PET e até fraldas descartáveis.
Além do mutirão de limpeza, os participantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas de rapel com o grupo G.T.A. na área da cachoeira. Rapel é uma técnica vertical que utiliza cordas para deslocamento de um ponto superior a um ponto inferior, promovendo o contato com a natureza de forma segura e emocionante.
Vale lembrar que esse mutirão faz parte de uma série de ações socioambientais que ocorrem desde 2013, com o objetivo de proteger e valorizar as áreas naturais da região.
Galeria de fotos do Gama Cidadão. Clique aqui!
Vídeo clique aqui!
Da redação do Gama Cidadão