Meio Ambiente e Sustentabilidade
II Seminário Águas Acima: Presente e Futuro das Nascentes
IHG-DF promove palestra com ambientalista e escritor Eugênio Giovenardi
Nossa participação no II Seminário “Águas Acima: Presente e Futuro das Nascentes”, idealizado pelo ecossociólogo Eugênio Giovenardi e promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico do DF, deveu-se ao que desde o início nos chamou atenção no primeiro seminário que, como este, trata da questão hídrica e, principalmente, o título “águas acima” que, além de poético, nos instiga a ir contra à corrente para retomar o ritmo fluido natural das nascentes, olhos d’água que enchem rios que descansam às sombras das árvores: um consórcio entre águas e árvores.
Diante das informações já de conhecimento público, não nos resta mais dúvida que o futuro das gerações está realmente em nossas mãos. O problema que parece não ter solução encontra eco na parceria entre Giovenardi e o IHGDF que parece ter mesmo vindo para permanecer. Desde a nossa participação no primeiro seminário, ouvimos reiteradamente que já é tempo de ampliar nosso público e expandir informações ecossociológicas. Ouvimos o chamado de nossos ancestrais e fomos à luta. Nosso trabalho de incentivo à leitura sempre manteve o hábito de distribuir sementes e plantas como forma de contribuir com a demanda e de buscar junto ao público que gosta dessa linguagem, novos leitores de livros e de mundo.
A Banca de Poetas aceitou o convite para o II seminário Águas Acima e fomos abraçados pelo IGHDF e pelo público participante. Expusemos acervo e distribuímos mudas, inclusive da xique-xique (crotalária), a plantinha inocente que promove o controle biológico do mosquito da dengue.
Aceitamos com humildade a tarefa, fizemos nossa exposição juntamente com a NOVACAP, empresa do GDF que produz espécies nativas do cerrado, entre outras. Foi uma grande e boa experiência. Ali tivemos oportunidades de firmar novas parcerias e encontrar amigos muito queridos a exemplo de Wilon Vander Lopes articulador de um dos jornais mais tradicionais de Brasília: o Satélite, com sede em Taguatinga.
Na ocasião tivemos a oportunidade de divulgar o trabalho que estamos fazendo no Cose Gama Sul a exemplo da Biblioteca pública temática voltada para a questão ambiental e interativa com uma horta comunitária, também, à disposição da educação ambiental, fato que chamou a atenção do idealizador do seminário frente à questão da segurança alimentar. Aproveitamos a ocasião para reafirmar nossa solicitação de apoio para o seminário sobre o mesmo tema que está previsto para o mês de junho aqui no Gama. Divulgamos nosso colegiado com ênfase nos trabalhos que estamos a desenvolver na Prainha, reserva ecológica da região.
O encerramento do II Seminário Águas Acima coube a mim realizar com uma palestra ecoliterária, e não poderia ser de outra forma, edificamos um fragmento do cenário Festival Banca de Poetas/FAC no qual ocorreram canções do domínio público, poesia, e apresentação do mestre Santiago Naud, que prestigiava o ato. A apresentação do mestre Naud foi feita pela ensaísta Lucia Helena Alves de Sá que é estudiosa da obra do seu orientador em seus estudos acadêmicos para finalizar um belíssimo sarau na voz do mestre Jairo Mozart cordelista e cantador medieval.
Galeria de fotos.Clique aqui!
Da Redação do Portal Gama Cidadão
Por José Garcia Caianno. Diretor da Banca de Poetas e criador do Teatro Literário.