Notícias
GDF investe mais de R$ 6 milhões em melhorias no Hospital do Gama
Governador Agnelo Queiroz entrega 20 novos leitos e novos núcleos de Hematologia e Hemoterapia
“São leitos com padrão de excelência, com tecnologia e profissionais capacitados. Desde o início da nossa gestão, estamos empenhados em melhorar a estrutura da rede de saúde”, declarou o governador Agnelo Queiroz.
Além dos leitos da UTI, o hospital contará com suporte para hemodiálise, sala de acolhimento para atendimento humanizado às famílias, dois banheiros com estrutura para pessoas com deficiência (necessidades especiais), dois postos de enfermagem, dois vestiários, sala de repouso para os profissionais de saúde, rouparia, expurgo, sala para guarda de monitores, respiradores e bombas de infusão. A nova UTI conta com 17 médicos intensivistas, 18 enfermeiros, seis fisioterapeutas e 44 auxiliares de enfermagem.
A estrutura física da unidade foi criada para comportar também a UTI Neonatal. Esse serviço será implantado após a conclusão da compra de equipamentos e contratação de servidores.
De acordo com coordenador-geral de Saúde do Gama, Robson Umbelino Brito, o HRG atende aproximadamente 260 mil moradores do Gama e outros 850 mil pacientes de cidades do Entorno do Distrito Federal.
Hematologia e Hemoterapia – Os dois núcleos passaram por ampla recuperação, que durou 90 dias. A área física recebeu pintura, sistema de ventilação, hidráulico e elétrico, além de piso novo. O espaço foi redimensionado e conta, agora, com dois consultórios, uma sala de procedimentos, um laboratório de imunohematologia, uma sala de atendimento para transfusão e ferroterapia venosa, recepção e banheiro para portadores de necessidades especiais.
Atendimentos – A equipe do setor é formada por dois hematologistas, um biólogo, cinco técnicos em hematologia, sete auxiliares, dois técnicos administrativos e dois agentes de serviços gerais. Em 2011, foram realizadas 1.808 consultas, 3.741 exames e 10.037 transfusões sanguíneas.
HRG – O Hospital Regional do Gama foi inaugurado pelo presidente Marechal Castelo Branco em 12 de março de 1967. A unidade contava com 40 consultórios e 386 servidores para atender mensalmente 1, 6 mil pessoas. Atualmente, tem disponível 2,5 mil servidores e realiza cerca de 800 atendimentos por dia no pronto- socorro. O hospital é uma referência em saúde para aproximadamente 1,5 milhão de pessoas que residem no Gama, em Santa Maria, no Recanto das Emas, em 32 cidades de Goiás, seis de Minas Gerais e quatro da Bahia.