DestaqueGama RuralNegóciosNotíciasNotícias do Gama
Gama Rural: Produtores se Capacitam para Melhorar Bovinocultura Leiteira
Ministrado pela Emater-DF, curso visa desenvolver conhecimentos para a produção de um leite seguro para o consumo humano
Sistemas de produção de pecuária leiteira, sanidade animal, boas práticas na ordenha, contenção animal para aplicação de medicamentos e nutrição animal são alguns dos conteúdos aprendidos por trabalhadores e produtores da região rural do Gama, que fizeram o curso Mão de Obra Eficiente na Bovinocultura Leiteira, ministrado por médicos veterinários e zootenistas da Emater-DF nos dias 28 e 29 de novembro.
Durante 16 horas de carga horária, cerca de dez produtores e trabalhadores rurais se dedicaram à capacitação, que teve por objetivo desenvolver conhecimentos teóricos e práticos para a produção de leite de forma rentável e sustentável, garantindo a produção de um alimento seguro para o consumo humano.
O zootecnista da Emater-DF, Douglas Mariz de Andrade, destacou que a importância da oferta da capacitação é qualificar o trabalhador, produtor e mão de obra contratada, seja familiar ou não, para o conhecimento dos principais pontos de estrangulamento e benefícios à produção de leite. “Para alcançarmos nosso objetivo tratamos a questão da nutrição, alimentação, sanidade animal e a prática propriamente dita de contenção e vias de aplicação de medicamentos, tudo isso de uma forma muito acessível a todos”, ressaltou o zootecnista.
ara o produtor rural Nilton Pires Barbosa, que tem uma pequena propriedade na região onde cria em torno de 15 vacas e bois, o curso vai ajudá-los a desenvolver o trabalho com a produção de leite por meio das novas técnicas ensinadas durante o curso.
A capacitação foi ministrada pelo coordenador de Ruminantes e Equídeos, Maximiliano Cardoso, pelos médicos veterinários João Gabriel Palermo e Soliene Ramos e pelo zootecnista Douglas Mariz. Anualmente, a Emater-DF promove dois cursos de Mão de Obra Eficiente na Bovinocultura Leiteira, sendo uma para a região leste e outro para a região oeste. Para o próximo ano, a previsão é revisar essa agenda e aumentar a oferta nas áreas rurais do DF para qualificar ainda mais o trabalhador e os produtores rurais quanto à produção de leite saudável para a população.
*Com informações da Emater