Notícias
Gama: Cerca de 130 ônibus irão suprir a carência na região
Desde o último domingo,12, os ônibus da empresa Viação Planalto (Viplan) deixaram de circular no Gama para serem substituídos por 130 veículos seminovos das empresas Pioneira e Planeta. De acordo com o DFTrans, os coletivos, fabricados em 2009, servirão para suprir a carência de transporte na região até que carros zero quilômetros entrem no sistema.
Os carros da Viplan que realizavam o transporte tinham cerca de 20 anos de uso. A empresa que atuou no Distrito Federal por cerca de 40 anos, teve intervenção do GDF no fim do ano passado. Segundo o secretário de transportes do DF, José Walter Vazquez, “Esta intervenção foi feita para impedir que o funcionamento do sistema de transporte público do DF fosse comprometido”, disse.
A previsão é que os ônibus zero quilometro comecem a operar na cidade após a conclusão das obras do Expresso DF – Eixo Sul.
Final de semana
Neste final de semana, o GDF entregou 96 novos ônibus para atender quatro regiões do Distrito Federal. Os veículos vão atender Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, e a M Norte em Taguatinga. A nova frota já está rodando.
Os novos ônibus foram recebidos por motoristas e cobradores das regiões. Os carros estão equipados com câmeras e a secretaria de transportes, espera oferecer maior conforto aos passageiros.
O morador do Riacho Fundo I, Pedro Lima, que já utilizou um dos novos ônibus este fim de semana, aprovou o sistema. ‘’Por muitos anos, sofri com a péssima qualidade do ônibus. Mas este está de parabéns é superconfortável’’, afirmou Lima.
De acordo com o DFTrans, 1451 novos veículos foram entregues desde junho do ano passado, quando a frota começou a ser renovada. Para completar toda a renovação de frotas do transporte coletivo no DF, cerca de 1100 ônibus devem ser entregues até o final do mês de fevereiro.
Em nota, a Secretaria de Transportes afirmou que o setor M Norte contará com 60 novos coletivos da empresa Expresso São José, que atende 22 linhas da região. A empresa também presta serviços com cinco ônibus no Recanto das Emas e 12 veículos compartilhados com outras empresas no Riacho Fundo I. 19 ônibus da empresa Urbi, antiga HP-ITA, vão rodar no Riacho Fundo I e II. Totalizando 31 coletivos zero quilômetro nestas duas regiões.
Fonte: Gazeta de Taguatinga