Gama celebra o Dia da Consciência Negra

Será um dia inteiro dedicado à expressão cultural afrodescendente. Show do grupo baiano Ilê Ayê fecha a programação

O GDF e o Movimento Afrodescendente de Brasília (MADEB) apresentam a III Mostra Cultural Afro-brasileira em comemoração à Semana da Consciência Negra. O evento acontece no ginásio coberto do Centro Olímpico na sexta-feira (22), de 9h às 22h.

“O Gama recebe com muito orgulho a terceira mostra, que faz parte da programação do aniversário de 53 anos da cidade. Esta é uma oportunidade para mostrarmos a importância da influência negra na formação cultural do nosso país”, analisa o Administrador Regional Adauto Rodrigues.

A programação traz exposições pedagógicas de professores e alunos da rede pública. Peças teatrais, dança e shows musicais com artistas da cidade vão reafirmar a influência negra nas artes brasileiras. Com o gingado baiano e ritmo marcado pelos batuques do tambor, o grupo Ilê Ayê encerrar a festividade.

“O que queremos é quebrar o tabu à cultura negra, que ficou marginalizada durante muitos anos. Queremos contar a história da África sob a ótima do negro, e não do branco”, interpreta Rui Perpétuo Gomes, presidente do MADEB.

 Afirmação

De acordo com a lei federal 10.639 de 2003,o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas públicas e particulares se tornou obrigatória no Brasil. No Gama, a Secretaria de Educação implantou o projeto-piloto de mudanças na grade curricular as escolas públicas para a adequação à legislação.

Informou ASCOM RA II

Sair da versão mobile