Meio Ambiente e SustentabilidadeNotícias

Fórum político sobre desenvolvimento sustentável começa na sede da ONU, em NY

Representantes de governos, sociedade civil e setor privado reúnem-se em Nova Iorque, na sede das Nações Unidas, até a semana que vem (18) para o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável.

Nesta edição do Fórum, 47 países apresentarão seus relatórios nacionais voluntários sobre o processo de implementação e acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A delegação brasileira apresentará documento que indica os avanços nacionais no alcance da Agenda 2030. Representantes do governo também participarão de eventos paralelos, workshops para a elaboração de revisões voluntárias nacionais e acompanharão discussões sobre exemplos de implementação dos ODS.

Representantes de governos, sociedade civil e setor privado reúnem-se em Nova Iorque, na sede das Nações Unidas, até a semana que vem (18) para o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável.

Com o tema “Transformação rumo a sociedades resilientes e sustentáveis”, o foco do encontro será avaliar o progresso na implementação dos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e discutir casos de sucesso, desafios e lições aprendidas para a construção de um planeta mais pacífico, próspero e saudável até 2030.

Para a edição de 2018, serão avaliados os avanços dos países na implementação dos ODS 6 (Água potável e saneamento), ODS 7 (Energia limpa e acessível), ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), ODS 12 (Consumo e produção sustentáveis) e ODS 15 (Vida terrestre).

Nesta edição do fórum, 47 países apresentarão seus relatórios nacionais voluntários sobre o processo de implementação e acompanhamento dos ODS. A delegação brasileira apresentará documento que indica os avanços nacionais no alcance da Agenda 2030. Representantes do governo também participarão de eventos paralelos, workshops para a elaboração de revisões voluntárias nacionais e acompanharão discussões sobre exemplos de implementação dos ODS.

Desde 2017, o Sistema ONU no Brasil, por meio do Grupo Assessor para a Agenda 2030, publica a série “Documentos Temáticos”, que apresenta temas e questões que a ONU considera relevantes no âmbito do processo de implementação dos ODS a serem apreciados no fórum. O objetivo é fornecer subsídios à Comissão Nacional dos ODS, nas diferentes temáticas.

Desde a entrada em vigor da Agenda 2030, o número de países que apresenta suas contribuições voluntárias mais do que dobrou. Após o fórum deste ano, mais de 120 países já terão submetido suas contribuições, mostrando o comprometimento em enfrentar os maiores desafios globais para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Fórum

O fórum é a plataforma global para fornecer liderança política, orientações e recomendações para a implementação dos ODS. O encontro aponta iniciativas que têm resultados positivos, no âmbito do cumprimento da Agenda 2030, e orienta ações que devem ser aprimoradas, com foco na erradicação da pobreza, no crescimento econômico e na sustentabilidade do planeta.

Anualmente, o fórum se reúne, a nível ministerial, sob os auspícios do Conselho Econômico e Social (ECOSOC) da ONU. Todos os ODS são analisados dentro de um ciclo de quatro anos, com o ODS 17 (Parcerias e meio de implementação) sendo discutido em cada sessão do fórum.

No nível global, o fórum é a principal plataforma para acompanhamento e revisão do cumprimento da Agenda 2030. Seu mandato é promover melhor responsabilização e concentrar esforços, também, em ações de territorialização dos ODS, que é o processo que fortalece ações em âmbito local para o alcance do desenvolvimento sustentável.

A cada quatro anos, o fórum se reunirá em nível de chefes de Estado na Assembleia Geral da ONU, com a intenção de manter questões de desenvolvimento sustentável como ênfase da agenda política internacional.

Clique aqui para fazer o download da série “Documentos Temáticos”.

Da Assessoria Da ONU / Foto: Acervo / Onu – 12/07/2018 – 08:46:46

Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

Artigos relacionados