O evento ocorreu no salão Lumare. O município de Jaú fica a 47 quilômetros de Bauru. Na ocasião foi debatido a respeito da relevância do decreto 9.465, de 2 de janeiro deste ano, e sua importância para o fomento das escolas cívico militares no país. Os palestrantes foram de Brasília a convite do secretário de Habitação Jauense, Giuliano Griso, depois de demonstrar interesse pelo projeto de Escolas Cívico Militares, que conheceu em contato com parlamentares quando esteve na capital brasileira.
O tema foi abordado pelo 1º tenente do Exército Brasileiro da ECM, Davi Lima Sousa, pelo comandante da Escola Cívica Brasileira (ECB), Paulo Neves, também pela professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal Anita Angélica e o diretor de Relações exteriores Cabo José Gustavo Araujo.
Tenente Davi afirmou que a implantação de escolas cívico militares requerem um projeto de lei da cidade ou estado, sendo facultativa a construção de um prédio, já que elas podem ser implantadas nas unidades já existentes. Jaú já tem um projeto da Secretaria de Habitação no papel para construção de duas escolas em novos conjuntos habitacionais e uma outra municipal já existente, que passaria a integrar o sistema.
O Brasil conta hoje com 118 escolas cívico militares. Só no Estado de Goiás são 70 unidades que, segundo o tenente, apresentam grandes filas de espera de pais que querem matricular seus filhos.
Leia mais:
Da redação do Gama Cidadão
Você precisa fazer login para comentar.