DestaqueEducaçãoNotícias

Erro de informação sobre local de prova do Enem? Saiba o que fazer

Cartões de confirmação devem ser verificados previamente para evitar transtornos

O cartão de confirmação da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi disponibilizado nesta segunda-feira (22) e, não por acaso, as recomendações dadas incluem a visualização antecipada do local de prova. Graças à antecipação, o participante Roberto da Conceição, de 26 anos, conseguiu identificar uma informação inconsistente no documento. “A universidade em que fui alocado tem campi diferentes. No local de realização do exame constava um campus e, no endereço, outro. Como eu sei que são bairros distintos, percebi que havia um problema”, sinaliza.

Para solucionar o problema, o estudante buscou orientações específicas sobre como proceder em casos de erro nas informações, tanto no cartão de confirmação quanto na página do participante, mas não encontrou. Foi necessário então abrir uma chamada técnica na seção Fale Conosco, do Ministério da Educação (MEC) e até mesmo entrar em contato por telefone.

Em ambos os casos, foi orientado a seguir as recomendações que constavam no documento. “Recebi a mesma resposta: ‘você tem que ir ao local indicado antecipadamente para saber se o seu nome está lá’. Como é que eu saberia se o meu nome estaria lá? Não sei como funciona esse procedimento, se os nomes são disponibilizados antecipadamente”, comenta.

Saiba mais: participantes do Enem avaliam a logística para chegar ao local de prova

Orientações do MEC

Em casos como esse, a orientação do MEC é que o estudante entre em contato com o órgão por meio dos canais de atendimento. Por telefone, o número é 0800616161. No site da pasta, basta acessar a seção Fale Conosco e enviar a notificação.

Correção do endereço

Na manhã desta quarta-feira (24), Conceição foi informado por e-mail do MEC que o local de realização da prova havia sido alterado. Apesar de acreditar que a retificação não foi decorrente da abertura da chamada técnica, já que o comunicado não incluiu o número de protocolo, o conselho é que todas as informações sejam checadas antes do primeiro dia da prova do Enem 2018, em 04 de novembro.

“Se eu deixasse para a última hora ou eu não visse o e-mail de alteração, haveria um problema. Ia atrapalhar um processo bem importante na vida de todo estudante. Então, é importante verificar a instituição de ensino e o endereço, traçar todo o seu roteiro bem antes para não correr o risco de virar um meme dos atrasados do Enem”, recomenda.

Tunísia Cores – Ascom Educa Mais Brasil

Tags

Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

Artigos relacionados