Serão encerradas ainda hoje (5) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para residentes no exterior (Encceja Exterior) 2019. Essa modalidade é dedicada a pessoas que moram no exterior e cumulativamente não finalizaram os estudos no período regular, em idade apropriada. Para fazer a inscrição no Encceja Exterior é preciso ter idade mínima de 15 anos para o ensino fundamental e de 18 anos para o ensino médio.
A prova será realizada em 15 de setembro e permite ao estudante obter a certificação no nível de ensino em que se inscreveu para o exame, ou a declaração parcial de proficiência. Entenda como funciona em relação às notas: para certificação é preciso conseguir o nível 100 (cem) em cada uma das provas objetivas e obter uma nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos na redação. Já para declaração parcial de proficiência é preciso conseguir a nota mínima de 100 (cem) exigida em uma ou mais de uma das quatro provas, mas não em todas
Encceja PPL
As inscrições para a modalidade direcionada a pessoas que cumprem Penas Privativas de Liberdade (PPL), voltado para pessoas privadas de liberdade, também se encerram nesta sexta (5). Os participantes devem acessar o sistema especifico para o Encceja Exterior PPL. Neste caso, deve ser realizada por intermédio do responsável no Consulado-Geral. A aplicação será apenas em unidades prisionais de Tóquio, no Japão.
Cronograma Encceja Exterior 2019
24 de junho a 5 de julho: inscrição
8 a 12 de julho: solicitação de atendimento pelo nome social
15 de julho: resultado da solicitação de atendimento especializado
15 a 19 de julho: recurso de solicitação de atendimento especializado
18 de julho: resultado da solicitação de atendimento pelo nome social
24 de julho: resultado do recurso da solicitação de atendimento especializado
22 a 26 de julho: recurso da solicitação de atendimento pelo nome social
31 de julho: resultado do recurso da solicitação de atendimento pelo nome social
Setembro: divulgação do cartão de confirmação da inscrição
15 de setembro: aplicação
Agência Educa Mais Brasil