Notícias

Manifestações contra Dilma no Congresso Nacional

E o gigante acordou mais uma vez, um grande ato popular contra o governo petista

O dia 15 de março de 2015 entra para as páginas da história recente do Brasil. Um novo levante popular contrário a tudo de negativo que tem acontecido no Brasil aconteceu durante todo o dia. A onda de corrupção no governo Dilma Rousseff (PT), a Operação Lava-Jato, o aumento da inflação, a alta nos preços dos combustíveis, a disparada do dólar e a economia enfraquecida. Tudo isso levou milhões de pessoas as ruas nesse domingo nas principais capitais brasileiras e diversas cidades, mais o Distrito Federal. Um ato pacífico que mostra tamanha a indignação do povo brasileiro contra esse governo. Além das questões mencionadas acima os manifestantes pediam a saída da presidente Dilma do poder. Já outros pediam além disso uma intervenção militar no País.

Apesar de alguns manifestantes terem defendido um golpe militar e outros terem aproveitado o protesto para condenar a união entre casais homossexuais, a manifestação em Brasília ficou marcada pelo bom-humor.

Um grupo de motoqueiros que participou do ato levou um boneco de um “E.T.” para o protesto. Em tom irônico, eles afirmaram que o “extraterrestre”, que eles batizaram de “E.T. Bilú”, era o seu representante.

Em um dos trios elétricos que animavam o protesto, uma manifestante fantasiada de Dilma Rousseff arrancava gargalhadas do público. A Dilma fake e outras pessoas que participavam do ato também simularam, com uma espécie de gaiola, uma cela que eles chamaram de “Presídio Luiz Inácio Lula da Silva”. Já dá para imaginar o porquê do nome. Na cela estava estampado cartazes com os nomes e fotos de políticos investigados na Operação Lava Jato, entre os quais os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Um dos vários momentos interessantes que aconteceram durante o levante popular foi quando os manifestantes distribuíram Flores brancas que foram atiradas no espelho d’água em frente ao Congresso Nacional. Por volta das 12h45, 20 manifestantes pularam dentro do espelho d’água do parlamento e entregaram rosas aos policiais militares que isolavam o prédio.

Após três horas e meia de protestos, o ato contra o governo federal foi encerrado com os milhares de manifestantes que se aglomeravam em frente ao Congresso Nacional cantando em coro o Hino Nacional reproduzido em um trio elétrico. Ao final do hino, a maior parte do público começou a dispersar. Naquele momento, a PM estimava mais de 45 mil o número de pessoas, entre os quais muitas crianças e idosos.

Apesar da manifestação ser contrária ao governo, em frente ao prédio do Legislativo, um homem exibiu um cartaz em apoio à presidente da República. Ele foi hostilizado por pessoas que protestavam, incluindo mulheres e crianças. O homem teve de pedir proteção à Polícia Militar para deixar o local. Já em outro ponto do protesto um homem foi preso por agredir alguns manifestantes. Conforme informações da PM o homem era simpatizante da presidente Dilma Rousseff e este foi o único registro de prisão no protesto.

 

Vanessa Lima, liderança do movimento com microne na mão e um amigo MP, fazendo a segurança e segurando a caixa de som megafone.

Um dos coordenadores da manifestão, Israel Carvalho e casal de amigos.
A PM, Cavalaria e o Choque colocando todos pra correr, depois que queseram entrar no Palácio do Planalto.

Galeria de fotos. Clique aqui!

Um casal que estava na manifestação falou com a equipe do Gama Cidadão. Confira o vídeo:


Da Redação do Gama Cidadão

Tags

Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário