Notícias
Desfile de aniversário do Gama surpreende, mas tem público reduzido
Marcado para começar às 9hs, o Palhaço Pirulito abriu o desfile às 10hs, arrancando o sorriso a meninada.
Com um público quase 70% menor que o de costume nos desfiles comemorativos do aniversário da cidade, sobrou espaço nas arquibancadas. Apesar da pouca participação da população, quem foi ao evento gostou do que viu.
“Está tudo muito bonito”, elogiou a ambulante Fernanda, que apesar de ter gostado da festa, reclamou da quantidade de pessoas que foi ao evento. “Os outros anos foram bem melhores. Este ano eles colocaram o evento em dia normal. A tradição era realizar o desfile no dia 12 de outubro, feriado e o dia do aniversário da cidade. Quando é feriado, as famílias vêm, trazem seus filhos e o lugar ficar lotado”, diz a ambulante.
Já as microempresárias do ramo gastronômico, Numara e Taise, acharam que a comunidade prestigiou a festa. “Logo cedo as arquibancadas estavam mais cheias. Mas, a maioria era família do pessoal que desfilou, cada um vai desfilando e vai indo embora levando a família”, ponderou Numara.
Depois da alegria contagiante passada pelo palhaço Pirulito, a festa seguiu com muita descontração, desfilando o Coral do Sesc, seguidos da EDGE- Associação dos Deficientes do Gama e Entorno, a banda da Polícia Militar do Distrito Federal, a Acapig – Associação Cultural dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Gama, Asmac – Associação Maria da Conceição, o Centro de Saúde n° 4, Ballet Fernandha Feranades, CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, Cose – Centro de Convivência, Bombeiro mirim.
Abrindo o desfile das escolas do Gama, o Centro de Ensino Especial 01, mostrou muita cor e alegria, seguido do CAIC Carlos Castello Branco, Escolas Classe 02, 07, 12, 14,15, 1719, o Centro de Ensino Fundamental Ponte Alta do Baixo, Centro de Ensino Fundamental Engenho das Lajes, Centros de Ensino Fundamental 01, 03, 04, 05, 11, 15, Centro de Ensino Fundamental Gesner Teixeira, os Centros Educacionais 06 e 07 do Gama, o CEMI – Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, alunos do Programa Ginástica nas Quadras, o Centro de Iniciação Desportiva, os integrantes do Olimgama – Olimpíada Escolar do Gama, a Banda do Corpo de Bombeiros Militar do DF, os alunos do Centro Olímpico do Gama, a Guarda Mirim JK, o Grupo de Apoio Cívico, o Clube do Ômega, com seus modelos ômega personalizados.
A surpresa ficou por conta do 9° Batalhão da Polícia Militar do DF, do 16° Grupamento de Bombeiro Militar do Gama e do Detran-DF, que desfilaram com seus veículos. O Corpo de Bombeiros se destacou com o caminhão auto-escada Magirus. A Polícia Militar, com suas motos e viaturas; seguida dos carros do Detran. E como uma forma de diferenciar o desfile, homens montados em cavalos e búfalos, da Associação Rural do Gama, fizeram o diferencial do desfile, apresentando seus animais.
Após o desfile, o administrador da cidade, Adauto Rodrigues, foi ao palanque e partiu o bolo de aniversário da cidade. Foram distribuídos 400 quilos de bolo de chocolate à população.
A programação do aniversário do Gama segue pela noite de sábado, na área da Faagama (Feira de Amostras e Artes do Gama), com a apresentação da cantora Maria Gadú, às 22hs, na estrutura da festa montada ao lado do Estádio Bezerrão, e no domingo,10 com um extensa programação.
Da redação Felipe Seabra – Especial Gama Cidadão
Clique aqui e veja mais fotos do desfile
FOTOS: GETULIO ROMÃO