Está aberta a consulta de vagas no Programa Universidade para Todos (Prouni) 2019. Nesta primeira edição, 1,2 mil Instituições de Ensino Superior (IES) ofertam 243 mil vagas. Os candidatos podem fazer a busca no site, escolhendo o nome do curso, a IES ou a localidade. Segundo o Ministério da Educação (MEC), esta é a maior oferta de vagas desde a criação, em 2005, e mais de 2,4 milhões de pessoas já foram beneficiadas.
Para ser contemplado, o candidato não pode ter diploma de ensino superior e deve ter sido participante do Exame Nacional do Ensino Médio, com notas acima de 450 pontos nas provas objetivas e maiores do que zero na redação. É preciso também ter estudado o ensino médio em escola pública ou ter vindo da rede provada de ensino na condição de bolsista integral.
Há também critérios de renda que definirão se o candidato vai ter direito ao desconto de 100% ou de 50% na mensalidade. Quem não puder arcar com o custo da mensalidade parcial, pode contratar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), cujas inscrições têm início em 07 de fevereiro.
Saiba mais: como funciona o Prouni?
Prouni: inscrição 2019
Entre 31 de janeiro e 03 de fevereiro, os estudantes poderão se inscrever no processo seletivo. O resultado do Prouni será divulgado em duas chamadas, nos dias 06 e 20 de fevereiro. Os candidatos pré-selecionado devem comparecer à instituição no período estabelecido para apresentar documentos que comprovem as informações prestadas na inscrição. Confira o calendário:
- Início das inscrições: 31 de janeiro
- Fim das inscrições: 3 de fevereiro
- Primeira chamada: 6 de fevereiro
- Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 6 a 14 de fevereiro
- Segunda chamada: 20 de fevereiro
- Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 20 a 27 de fevereiro
- Adesão à lista de espera: 7 e 8 de março
- Resultado da lista de espera: 11 de março
- Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 12 e 13 de março
Agência Educa Mais Brasil