Por conta da rotina diária atribulada, muitos estudantes que desejam realizar uma graduação ou pós-graduação optam pela modalidade a distância. De acordo com dados do último Censo Superior divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 1,8 milhões de universitários estão nesta modalidade. Esse número representa 21,2% do total de matrículas de graduação.
Mesmo com a crescente, os cursos a distância não recebem a mesma atenção que os cursos presenciais, com avaliações através de rankings. Por conta disso, em parceria entre a Rede Rankintacs, o Canvas, a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), o Grupo Gestão RH e a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) foi realizada uma classificação que mostra os melhores cursos EAD do país.
O EAD Ranking é calculado com base em metodologias tradicionais usadas pelos rankings universitários mais respeitados do mundo e é dividido em quatro indicadores: avaliação de tutores e coordenadores de cursos (40% da pontuação), quantidade de alunos por tutor (20% da pontuação), popularidade entre empregados (20% da pontuação) e efetividade dos recursos tecnológicos oferecidos pelo curso (20% da pontuação).
Foram avaliados 200 cursos em diversas áreas de interesse em níveis regulares, graduação ou pós. Conheça abaixo as dez melhores colocações:
1. Pós Graduação em Gestão Pública, ênfase em Auditoria e Controladoria – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – SP
2. Assistente Administrativo – SENAI – SP
3. Pós Graduação em Produtos de Grãos – Rehagro – RJ
4. Letras Português – UNINASSAU – PE
5. Gerenciamento de Projetos – PUC Minas Virtual – MG
6. Licenciamento em Letras Português – UNINASSAU – PE
7. Letras Inglês – UNIVERITAS – RJ
8. Gestão de Pessoas – PUC Minas Virtual – MG
9. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos – Faculdade Católica Paulista – SP
10. Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais – Universidade São Francisco – SP
Agência Educa Mais Brasil