Espaço Cultural

Cine Itapuã agora é patrimônio Cultural e imaterial

O deputado Wasny de Roure, comemora com a comunidade do Gama, a sanção, pelo governador, da Lei 5.616, de 26 de fevereiro de 2016, que declara o Centro Cultural do Itapuã, como Patrimônio Cultural e Material do DF. A iniciativa foi do deputado Wasny, que em outubro do ano passado, realizou uma audiência pública para pedir a revitalização do Cinema que faz parte da vida da cidade e de todo o DF. 

Com essa nova lei, o governo passa a ter obrigação de cuidar do espaço. É uma maneira de preservar a história da cidade, já que no Gama, só o Cine Itapuã e o Corpo de Bombeiros existem desde a década de 60. De acordo com o ARTIGO 248, da Lei Orgânica, o poder público terá como prioridade a implantação de políticas articuladas com a educação e a comunidade, que garantam o desenvolvimento cultural do DF. Deve haver estímulo, por meio de incentivos fiscais, a empreendimentos privados que se voltem para a produção cultural e artística, preservação, e restauração do patrimônio cultural do DF. 
O Cine Itapuã, foi o segundo cinema inaugurado no Distrito Federal, na década de 60. Na década de 80, o local era ponto de encontro de moradores e artistas. Parabenizamos toda a comunidade do Gama e reiteramos nosso compromisso com a cultura da cidade.

 
 
 
 
Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Sair da versão mobile