Gama Cidadão

CEF 01 recebe o projeto MADEB/FAC “Africanidade nas escolas” segunda temporada

Nesta sexta-feira (09/08), alunos do Centro de Ensino Fundamental 01 do Gama – CEF 01 receberão a segunda temporada do projeto “Africanidade nas escolas”. As apresentações teatrais e oficinas aconteceram no período matutino e vespertino. 

Dentre as atividades, o espetáculo Tributo Africanidade – MADEB, com homenagem a heróis e heroínas negros e negras, seguido de oficinas de turbante e maquiagem com Agatha Mikaely; de Rap com Neemias; de samba com Erasmo; Breakdance e de Dança contemporânea com o Grupo Cultural Azulim e Capoeira e Percussão com Contramestre Biliu do Grupo Candeias, vídeo conversa com Vinícius Pereira, boneca abayomi com Neide e Soul do Grupo Azulim.

O evento terá a duração de aproximadamente três horas, com as apresentações, oficinas e peças teatrais.

Oficinas:

Teatro:

Matutino:

Vespertino:

Madeb

O grupo cultural MADEB é uma organização cultural idealizada em 2010 e tendo seu Estatuto e Ata de Fundação registrada. A organização tem como objetivo a conscientização da comunidade, em especial os alunos de escolas públicas e privadas, acerca da cultura e das questões sociais que envolvam o povo negro e suas etnias, tendo como base a Lei 10.639/2003 ( lei que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de nível fundamental e médio de educação públicos e privados; resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e políticas pertinentes à História do Brasil).

Desde 2011, o MADEB, com diversas parcerias, produz e realiza anualmente o evento em comemoração ao Dia Internacional de Combate ao Racismo – 21 de março e Mostra Cultural Afro-brasileira do Gama em celebração ao Dia da Consciência Negra – 20 de novembro, contando com a participação da comunidade e escolas, com o intuito de integrar e sensibilizar a comunidade a respeito da luta contra a segregação racial e social, e o racismo, por meio de palestras, shows musicais, exposições artísticas e teatros.

Por Israel Carvalho
Da redação do Gama Cidadão – 08/08/2019

Sair da versão mobile