O quadro de vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019, válido para o primeiro semestre, oferta 1,7% de vagas a menos do que a primeira edição de 2018. Na prática, o índice equivale a 4.125 oportunidades a menos em uma das 128 participantes do SiSU 2019.1. Os estudantes que se prepararam por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal critério de seleção, não se deixam abater.
A estudante Ana Flávia Chaves Marques, de 16 anos, mantêm alta a expectativas em relação à aprovação. “Eu continuo motivada, mas acho que isso faz muita diferença para quem não fez por onde. Eu fiz um ano de cursinho para o Enem e vi a quantidade de pessoas que estavam estudando”, sinaliza a bolsista do Educa Mais Brasil.
Em 2019, será a primeira vez que a estudante participará da seleção. A primeira escolha será para o curso de Medicina, devido à admiração pela área de Saúde. “A minha mãe é Enfermeira e eu sempre a vi atuar. É uma profissão muito bonita e essa área, no Brasil, é muito escassa. Eu quero trabalhar para fazer a diferença”, destaca. Como é possível escolher até dois perfis de vaga, a graduação em Direito também é considerada uma possibilidade.
Para alcançar uma boa pontuação e ficar acima da nota de corte do Enem e ter possibilidades reais de aprovação, Ana Flávia relembra que a preparação foi possível graças à bolsa de estudo com 50% de desconto na mensalidade. “Fez a diferença para mim porque eu não tinha como pagar R$ 1000 em um curso pré-Enem. Assim como eu, muitas pessoas eram bolsistas do Educa Mais no meu curso”, relembra.
Inscrições no SiSU 2019
As inscrições do SiSU 2019 devem acontecer entre 22 e 25 de janeiro de 2019, na página do processo seletivo organizado pelo Ministério da Educação. Duas novas instituições participam desta edição do processo seletivo: a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia; e a Faculdade Municipal Professor Franco Montoro (FMPFM), em São Paulo.
Além da nota do Enem 2018, é preciso ter pontuação maior do que zero na redação. As opções de vaga devem ser cadastradas por ordem de preferência de instituições de ensino, local da vaga, curso e turno, e modalidade de concorrência.
Novidades da lista de espera
A partir do próximo ano, o processo de inscrição na lista de espera mudou: estudantes aprovados na chamada regular não poderão se inscrever na lista de espera do SiSU. Caso não seja selecionado, poderá se candidatar, mas em apenas uma das opções. Até a edição anterior, era permitido ao estudante cadastrar duas opções de curso e, ao desistir da primeira vaga, ingressar na lista de espera da segunda opção.
Calendário do SiSU 2019
22/01 a 25/01 – Período de inscrições
28/01 – Resultado da chamada regular
28/01 a 04/02 – Prazo para participar da Lista de Espera
30/01 a 04/02 – Matrícula da chamada regular
07/02 – Convocação dos candidatos em lista de espera
Tunísia Cores – Agência Educa Mais Brasil