Nos primeiros dias, cerca de 1,2 mil exames foram feitos na cidade
Governador Agnelo e Secretario de Saúde do DF Rafael Barbosa
A Unidade Móvel de Saúde da Mulher continuará por mais uma semana no Gama, região administrativa do Distrito Federal, já que foi muito alta a procura pelos seus serviços. Instalada no centro olímpico da cidade desde 8 de outubro, o Caminhão da Mulher já realizou, até a última sexta-feira (26), cerca de 1,2 mil exames entre as moradoras no local. Foram 451 mamografias, 450 ultrassonografias e 371 preventivos do câncer do colo do útero nas três semanas de atendimento. A próxima região administrativa a receber a unidade será Brazlândia.
O Gama é a 13ª localidade do DF onde o Caminhão da Mulher oferece às moradoras exames fundamentais para garantir a saúde feminina. Inaugurado em 8 de março, ele já fez mais de 20.900 exames, segundo a Secretaria de Saúde: 6.855 exames de mamografia, 7.264 ultrassonografias e 6.787 de prevenção ao câncer no colo do útero.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com senhas distribuídas no início de cada turno. Para a consulta é necessário apresentar documento de identidade e comprovante de residência. As mamografias só podem ser feitas em pacientes com idade igual ou superior a 40 anos.
As ultrassonografias só podem ser realizadas por solicitação médica. Logo, para as consultas feitas nas unidades de saúde antes dos exames no caminhão, é necessária a apresentação do cartão do Sistema único de Saúde (SUS).
O exame preventivo de câncer no colo do útero, conhecido como Papanicolau, não possui pré-requisitos ou restrição de idade. Mas é indicado, preferencialmente, a mulheres que tenham se submetido ao exame há mais de um ano.
28/10/2012 às 12h32
Fonte: R7