DestaqueNotíciasNotícias do Gama
Passeata marca o dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças no Gama
A data reforça a importância de todos os setores da sociedade se unirem para evitar que crianças e jovens sejam vítimas desse crime terrível, que deixa muitos traumas.
Na última sexta-feira 17 de maio, em alusão ao dia nacional de combate ao abuso e exploração contra crianças e adolescentes, que é no dia 18, passeata marca o dia da campanha nacional “Faça Bonito”. As crianças de escolas públicas e comunidade seguiram da Escola Classe 6 até a praça do Castelinho, no Setor Oeste da cidade.
Além de palestras foram realizados apresentações culturais mirins. Com apresentações artísticas de bambolê e também a presença da banda mirim do projeto Gama Musical. As crianças do projeto Santa Maria em flauta também fizeram sua apresentação.
Outras campanhas aconteceram na cidade durante o mês de maio, no dia (03/05), a Rede Intersetorial esteve no Centro Educacional Engenho das Lajes (Cedel), com a atividade Faça Bonito, que abrange diversas ações integraram a campanha: blitz educativa, palestra para os pais e apresentações. Também no dia (10/05), a blitz aconteceu próximo a administração pública com o apoio do Detran, e no dia (16/05), esteve com uma ação na Vila DVO.
18 de maio
O 18 de maio foi escolhido como dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em memória de Araceli Sanches. A menina foi raptada, dopada, violentada, morta e queimada. O crime aconteceu em 1973 na cidade de Vitória no Espírito Santo. Ele acabou prescrevendo sem que os culpados fossem punidos.
Abuso sexual e exploração
O abuso envolve o contato sexual entre uma criança ou adolescente com um adulto. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele. Elas podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. o abuso acontece quando adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual.
Já a exploração é a prática de quando se usa crianças ou adolescentes de forma comercial, ou seja adultos pagam para ter relações com elas. A lei vigente considera a idade sendo inferior a 18 anos para caracterização de crimes de violência sexual contra menores.
Faça Bonito
O evento contou com a presença de vários conselheiros tutelares, representantes de secretária do GDF, representantes da administração pública, coordenação regional de ensino do Gama, Cras, Creas, polícia militar e bombeiro militar do DF, Detran. E também contou com a presença da deputada Federal Erika kokay. Estiveram presentes também integrantes do conselho regional de cultura do Gama e a presença de alunos das escolas públicas, pais, professores, além da própria comunidade.
A equipe do Gama Cidadão esteve presente e registrou como foi o evento veja abaixo a transmissão ao vivo da cobertura:
Veja também nossa galeria de fotos:
Saiba mais: www.facabonito.org.br
Da redação do Gama Cidadão
Você precisa fazer login para comentar.