DestaqueEsporteMemorial GamenseNotíciasNotícias do Gama
Brasil vence o México e é campeão Mundial Sub-17
Veron do Brasil foi confirmado como o melhor jogador da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA Brasil 2019 ™ após o anúncio dos prêmios oficiais.
Com o apoio da torcida, a Seleção Brasileira conquistou o tetracampeonato do Mundial sub-17, com uma vitória dramática sobre o México por 2 x 1, de virada, com gols de Bryan Gonzalez, Kaio Jorge, de pênalti, e Lazaro, de novo, nos acréscimos, na noite deste domingo (17), no estádio Bezerrão, no Gama.
O tetracampeonato do time comandando por Guilherme Dalla Déa chega após uma campanha invicta na competição. Foram três vitórias na fase de grupos, o que colocou a Canarinho no topo do Grupo A. Depois, triunfo por 3 a 2 sobre o Chile, nas oitavas de final. Nas quartas, a equipe bateu a Itália por 2 a 0. E, na fase semifinal, uma virada surpreendente diante da França: 3 a 2.
Foi o quarto título do Brasil na Copa do Mundo Sub-17, que também faturou as edições em 1997, 1999 e 2003.
O jogo
A Seleção criou muitas oportunidades para marcar gols de qualidade, mas o finalização os deixou decepcionados quando o fundo da rede os iludiu por boa parte da noite. Veron e Kaio Jorge viram os chutes no primeiro tempo errarem o alvo por pouco, enquanto Peglow acertou a trave de fora da área aos 17 minutos. Para consternação de muitos presentes, o México assumiu a liderança aos 66 minutos. Daniel Cabral imitou Peglow no 81º minuto, vendo sua tentativa de chute rebater no alto da barra. Por fim, Veron venceu um pênalti quando Alejandro Gomez entrou na área e Kaio Jorge empatou o Brasil com tranquilidade mesmo aos 84 minutos do segundo tempo. Depois, reprisando seu papel na semifinal, Lazaro disparou um chute total do cruzamento de Yan Couto ao bater o goleiro do México, Edu Garcia, com poucos segundos restantes.
Os campeões da Concacaf fizeram bem em absorver ondas de pressão no período de abertura, mantendo o Brasil sem gols, apesar de algumas chances promissoras. Com o passar do tempo, começaram a assumir o controle da bola e a ameaçar-se, com Israel Luna e Santiago Munoz, os principais criadores. Mas foram o capitão Eugenio Pizzuto e o número 11 Bryan Gonzalez que se uniram para colocar o El Tri na frente, perto do ponto intermediário do segundo tempo. Gonzalez saltou para encontrar o cruzamento de Pizzuto e cabeceou na direção do poste mais distante, batendo o mergulhador Matheus Donelli para abrir o placar. Mas Gomez, que concedeu uma penalidade, deixou o México vulnerável ao ataque brasileiro. Esperar mais alguns segundos teria levado a final aos pênaltis, mas o México perdeu o terceiro troféu sub-17.
Torcedores de Brasil e México antes do jogo
Aos poucos, os torcedores foram chegando, a festa da torcida começou muito antes da abertura dos portões do estádio. Os torcedores compareceram vestidos a caráter para completar a atmosfera da final do Mundial Sub-17. Dois ex-campeões se reencontram na final. O México busca seu terceiro título mundial, enquanto o Brasil quer a revanche da derrota final em 2005. Héctor Chávez, conhecido como “El Caramelo”, torcedor fanático do México, esteve presente no estádio do Bezerrão juntamente com outros torcedores da seleção mexicanos e torcida brasileira. Mais de 12 mil pessoas compareceram na final do Mundial Sub-17, no Bezerrão.
Mais fotos do Gama Cidadão:
Crédito: Divulgação FIFA
Por Israel Carvalho
Da redação do Gama Cidadão
Você precisa fazer login para comentar.