Entorno do DF

Associação dos Artesãos de Valparaíso está sendo impedida de usar o “CEU DAS ARTES”

Por: Lucas Lieggio

O espaço “CEU das Artes” (Centros de Artes e Esportes Unificados), localizado na etapa C em Valparaíso de Goiás, está causando dor de cabeça à Associação dos Artesãos de Valparaíso – AMORVAL.

O espaço que foi destinado para utilização da associação está sendo utilizado pela Prefeitura que vem cedendo o uso ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

No entanto o CRAS e a prefeitura vem “boicotando” a AMORVAL. Muitos eventos tem acontecido no CEU das Artes, porém nada relacionado ao artesanato. Quando a associação tenta fazer uso do espaço não tem conseguido. Segundo dito pela presidente da associação, Jaqueline, em reunião realizada nesta segunda feira (01/08), mesmo a associação tendo direito a um espaço no CEU das Artes, não está tendo voz ativa lá dentro.

Neste próximo sábado (06/08) ocorrerá uma votação que irá eleger a nova equipe de gestão do CEUs. A AMORVAL está na disputa com duas de suas associadas, Albany e Marli. Durante a reunião foi pedido aos presentes que, no sábado, se dirijam até o espaço para votarem.

A expectativa da associação é que, tendo pessoas da AMORVAL dentro da equipe de administração do CEUs consigam fazer com que os artesãos da região tenham mais um ambiente para difundirem a sua arte.

Quando foi construído o “CEU das Artes”, um espaço foi destinado a Associação dos Artesãos de Valparaiso – AMORVAL, que tinha como objetivo que fossem desenvolvidas atividades relacionadas ao artesanato. Algo que nunca aconteceu de fato, pois a Prefeitura vem utilizando à sua maneira por meio do CRAS e Secretaria de Cultura, e de alguma forma vem dificultando o uso pela AMORVAL e seus artesãos associados.

A expectativa dos associados e da presidência da associação é que após a eleição de sábado eles possam traçar um futuro melhor pela frente referente ao uso do espaço dentro do CEUs.

O Espaço CEU das Artes:

Os CEUs – Centros de Artes e Esportes Unificados – integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. Esse espaço foi construído por meio da parceria entre União e municípios. Segundo informações do site do projeto, estão sendo construídos 357 CEUs, com unidades já inauguradas nas cinco regiões do país.

A gestão dos CEUs é compartilhada entre as prefeituras e a comunidade, com a formação de um Grupo Gestor, que fica encarregado de criar um Plano de Gestão, e também conceber o uso e programação dos equipamentos. Para potencializar a participação social, o Ministério da Cultura -MinC, vem realizando amplo mapeamento sociocultural dos Territórios de Vivência dos CEUs, como estratégia de mobilização social das comunidades locais. Esse material auxilia na ativação dos territórios, com visitas do MinC aos municípios para reuniões de validação dos mapeamentos juntamente aos gestores e comunidade.

Os centros contam com biblioteca, cineteatro (48, 60 ou 125 lugares), laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), além de pista de skate. Os CEUs maiores (3.000 e 7.000 mil m²) também contam com quadra de eventos coberta, playground e pista de caminhada.

O CEUs de Valparaiso de Goiás fica localizado na localizado na Etapa C, nas proximidades da Feira Permanente.

Da Redação do portal Gama Cidadão

 

 

NOTA DE RETRATAÇÃO

O portal Gama cidadão vem por meio de esta nos retratar a respeito da matéria publicada na terça-feira 2/8 onde abordava a questão da utilização do espaço CEU das Artes pela Associação dos Artesãos de Valparaíso de Goiás. O intuito desta matéria foi o de informar sobre as dificuldades relatadas na reunião, enfrentadas pela associação na utilização do espaço que foi delimitado no CEU das Artes. Não houve da nossa parte intenção de prejudicar ou denegrir a imagem da associação, ou do espaço Céu das Artes e sua administração, apenas disponibilizar a informação. Deixamos aqui a nossa retratação e colocamos espaço à disposição para uso da AMORVAL ou do céu para se manifestarem.

Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo