Notícias
A guerra pelo posto de administrador regional do Gama
A Administração do Gama tem sido motivo de uma briga pouco ortodoxa na base aliada no governador Rodrigo Rollemberg. Ele está tendo dificuldades em agradar a todos e acaba tento de desfazer acordos a cada birra de seus apoiadores. A princípio, a regional do Gama ficaria com o pastor Egmar Tavares, da Assembleia de Deus, que tinha a total confiança de Rollemberg. No entanto, como o caldeirão da política segue fervilhando, na eleição da Mesa Diretora da Câmara, Rodrigo Delmasso (PTN) (pastor da Sara Nossa Terra) exigiu “ficar” com o Gama. Ele fez isso em troca de votar na Celina Leão para a presidência da Câmara Legislativa do DF. Acordo feito e já desfeito, é assim que o rio está correndo debaixo dessa ponte.
Na outra ponta, o deputado Federal Augusto Carvalho (SD), articulava junto com o governador sua parcela no DF. Rollemberg teria oferecido o Plano Piloto, onde Augusto foi bem votado, mas o parlamentar não quis. Ele alega não ter quem colocar na regional de Brasília e com isso convenceu o governador a nomear a professora Maria Antônia, também do Solidariedade, a ser administradora da cidade do Gama. A nomeação teria o apoio, inclusive, do deputado Paulinho da Força Sindical, membro do Solidariedade Paulista. O governador teria aceitado, mas está sendo pressionado a mudar de rumo, novamente.
A indecisão do governador seria um dos motivos do adiamento da nomeação dos administradores definitivos nas regionais. Irritado, Paulinho da Força já mandou recados bem pesados a Rollemberg.
Na Câmara Legislativa, Delmasso joga duro e ameaça migrar para a oposição se não for atendido. A queda de braço está rendendo uma boa dor de cabeça ao novo governo. Ou perde Delmasso ou perde Augusto Carvalho. “E agora José?”
O mais espantoso nisso tudo é que o Distrital Delmasso quer emplacar um ex-administrador do Gama da época do governo Arruda. Ele quer que o Donizete Andrade assuma a frente da Administração da cidade. Donizete abandonou a campanha de Robério Negreiros (PMDB), no ano passado, em plena disputa, para apoiar Delmasso. E tem mais, no primeiro turno Donizete trabalhou na campanha de Agnelo, mas no segundo andou saltado para o grupo de Jofran Frejat, que é o que dizem por ai.
Enquanto o rio segue seu curso e o caldeirão ferve, a Professora Maria Antônia vem virando o jogo e está para tirar o pastor Egmar de campo. Ele já vinha sendo cotado como a pessoa que estaria à frente da administração regional do Gama a partir desse mês, mas como o mundo gira… A Profa. Maria Antônia aparece no topo, por ter feito bem o seu dever de casa. Conversando com lideranças e população é essa impressão que se tem no atual momento. Ela cresceu e vem conquistando cada vez mais o espaço. Dois fatores pesaram para isso. Um é a articulação para a eleição da deputada Celina Leão à presidência da Câmara Legislativa, ocorrida no primeiro dia do ano (1/1). A outra é a péssima repercussão do nome de Egmar para gerir a cidade. As pessoas não se mostravam satisfeitas com a escolha dele.
Desde quando o nome do pastor caiu na boca do povo como o novo Administrador, o governador, Rodrigo Rollemberg, veio recebendo duras críticas. Isso sem falar das pressões políticas para desistir da nomeação. Entre os que pressionaram, estavam o deputado Augusto Carvalho, que banca o nome de Maria Antônia. Lideranças da cidade também não poupam críticas. O arquiteto Ariomar Nogueira, por exemplo, chegou a escrever uma carta para o governador condenando a indicação do Pastor.
Diante de tantas picuinhas, interesses e incoerências fica difícil saber qual será a decisão do governador Rodrigo Rollemberg. E mais: com tanta gente faminta por administrações regionais, será que Rollemberg conseguirá, no futuro, emplacar seu projeto de eleição para administradores?
Veja abaixo o perfil de cada um dos possíveis nomes a assumirem a Administração Regional do Gama:
Maria Antônia, nasceu em Unaí MG, em 5 de abril de 1957. Casada há 39 anos com Amelindo Inacio de Magalhães, mãe de dois filhos e três netos, professora na secretária de educação do Distrito Federal, é da diretoria Nacional do Sindicato Nacional dos Aposentados SINDINAPI, membro da executiva nacional da Força Sindical, onde foi indicada a participar de vários eventos alguns de nível internacional como o Fórum Social Mundial na Tunísia e Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 20) no Perú, agora em dezembro 2014. É umas das fundadoras do partido Solidariedade e delegada no Distrito Federal.
Presidente do Conselho de Segurança do Gama e Vice Presidente dos Conselhos de Segurança do DF. Além disso, ocupou diversos cargos nas esferas do Governo do Distrito Federal, entre eles o de Diretora da Regional de Ensino. É formada em pedagogia e Bacharel em Direito e Pós-graduada em docência universitária.
Egmar Tavares da Silva nasceu em Presidente Olegário MG em 06 de maio 1968. Casado com a Aline de Jesus Tavares desde 06 de maio de 2000, pai de dois filhos, assumiu a presidência da ASSEMBLEIA DE DEUS DO GAMA (ADEG) por indicação do Bispo Manoel Ferreira e aprovação do Pr. Divino Gonçalves no dia 26 de Janeiro no ano de 2003.
O pastor Egmar é formado em teologia pela EETAD, Campinas, SP. É bacharel em teologia e filosofia pelo Instituto Bíblico das Assembleias de Deus de Pindamonhangaba, SP (IPAD). Condecorado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o diploma de Embaixador da Paz. Presidente da Convenção de Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus do Ministério de Madureira em Brasília e Entorno ( CONEMAD/DF). E é atualmente presidente do PSC Regional.
Antônio Donizete, nasceu no Carmo do Paranaiba MG, em 5 de maio de 1960. Casado com Ana Claudia Rocha, filha da primeira professora da cidade, pai de duas filhas. É empresário no mercado de varejo por mais de 25 anos na cidade do Gama. Foi nomeado Administrador do Gama no período de 2007 a 2009, Administrador do Gama Shopping por 4 anos, Sub secretário de Pequenas e Micro Empresa em 2014 e Chefe de Gabinete na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) em 2013. Donizete é formado em Gestão Pública e moradora do Gama desde 1969.
Da redação do Gama Cidadão com colaboração de Lucas Lieggio.