O I Fórum Distrital – Brasília Cidadã – Protagonismo Social e Inovação, ocorrido entre os dias 03 e 06 de dezembro, foi uma realização do Programa Brasília Cidadã e conectou ainda mais o governo de Brasília com as Organizações de Sociedade Civil, Movimentos Sociais, Coletivos Independentes e indivíduos.

O evento objetivou: informar e incentivar a troca de experiências por meio de painéis temáticos; divulgar a história do Rock de Brasília e a importância do serviço voluntário para formação da cidadania por meio de palestras; e fortalecer redes solidárias, inclusivas e colaborativas da cidade, valorizando o protagonismo social na discussão de temas importantes como a água, o meio ambiente, a cultura de paz, as tecnologias inovadoras, o empreendedorismo, a economia criativa e solidária, entre outros.

O resultado foi a pactuação de uma série compromissos e de uma agenda de trabalho para os próximos anos, por meio da divulgação da Carta Brasília Cidadã: Um instrumento de cidadania e inovação (em anexo).

A promoção da cidadania, da participação como um direito e do permanente diálogo estão destacados neste documento, como também a transparência na gestão das políticas públicas, o acesso à informação, o aperfeiçoamento e a integração de serviços, o fomento as ações voluntárias, à cultura da solidariedade e do compartilhamento. Um dos instrumentos de participação é o Portal do Voluntariado, que hoje conta com mais de 6.700 voluntários e 107 projetos/ações inscritos. Participe: acesse: www.portaldovoluntariado.df.gov.br

Os compromissos do I Fórum Distrital Brasília Cidadã estão sintetizados na edição especial do Boletim Informativo do programa (em anexo). Os resultados só foram possíveis graças a dedicação e comprometimento de pessoas que acreditam no potencial do trabalho voluntário e, também, na determinação de se fazer Brasília a Capital da solidariedade.

Agradecemos sua presença e participação!

Desejamos um Feliz Natal e um Ano Novo próspero e de paz.

Sigamos caminhando juntos com fé e esperança renovadas por uma Brasília Cidadã.

Com gratidão,

Márcia Rollemberg
Primeira dama e
colaboradora do Governo de Brasília

Publicado no Gama Cidadão -  26/12/2016 10:24

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar