Humberto Cerrado e Juan Ricthelly do Gama Verde - 20/11/2017

Nos dias 18 e 19 de novembro, voluntários do projeto Gama Verde se organizaram para realizar uma limpeza na Cachoeira dos Anjos, o que resultou na retirada de mais de 15 sacos de lixos.

Também conhecida como Pedreira, a Cachoeira dos Anjos é formada pelo Córrego Ponte de Terra, cuja nascente encontra-se entre diversos condomínios e chácaras no Gama. Devido ao adensamento populacional às suas margens, provavelmente há descartes clandestinos de esgoto no decorrer do córrego e também em seus afluentes. Na parte direita do leito há um afluente que há anos é utilizado como ponto de lavagem de carros, o que acarreta na poluição do corpo hídrico por detergente e óleos automotivos. Um outro problema encontrado na região da cachoeira é o grande volume de lixo deixado por frequentadores, como garrafas pet, latas, sacolas plásticas, vidros e outros objetos, além de pichações nas rochas, o que leva à morte os líquens, organismos desenvolvidos a partir da associação simbiótica de mutualismo entre fungos e algas. Em algumas chácaras, foi constatado o depósito irregular de resíduos sólidos provenientes de construção civil, pneus e lixo eletrônico, este último responsável por contaminação por metais pesados. 

Para se conhecer um pouco melhor a respeito dessa microbacia e o porquê da importância da preservação das áreas de recarga e margens desses cursos d'água, vou mostrar o trajetos das águas. O Córrego Ponte de Terra segue seu curso até desaguar no Ribeirão Ponte Alta, este segue até o grande Rio Corumbá, afluente do Rio Paranaíba, este irá desaguar suas águas no 2º maior rio da América do Sul, o Rio Paraná. A conclusão desse estudo é de que todos esses impactos ambientais nas microbacias terão grandes consequências ambientais nos principais rios brasileiros, estes que são utilizados para captação de água para consumo humano.


Fotos: Humberto Cerrado

Galeria de fotos, clique aqui!

Curta e acompanhe e página do Gama Verde! 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar