O lugar é lindo e a natureza exuberante.

A Barragem do Trampolim já foi um espaço privado bem estruturado, por uma série de questões os donos foram perdendo o controle do lugar que se tornou aberto e de livre acesso.
Infelizmente nem todos que começaram a frequentar o local tiveram a consciência do privilégio de ter um lugar tão belo à disposição e da importância de se preservar um espaço que serve a todos tão bem.

O crescente desmatamento na região de domínio do Cerrado motivado pelos avanços das fronteiras agrícolas e expansão urbana vem exercendo grande pressão sobre a vegetação nativa do Cerrado. Com isso degradando área de grande importância ecológica como as matas de galeria.

Com o tempo as estruturas existentes foram sendo destruídas, tornando o lugar bem precário. Assim se faz importante que resgatemos esse espaço e iniciemos um processo que contribua para a criação de uma cultura coletiva de preservação dos espaços ecológicos de nossa cidade, ocupando como opção de lazer, promovendo limpezas e mecanismos de preservação que se mantenham.

Nesse espírito, às 8:00 do ultimo sábado dia (28/10) um grupo de pessoas, juntos com a ONG Gama Verde e o Portal Gama Cidadão, estiveram reunidos na BARRAGEM DO TRAMPOLIM para essa ação socioambiental que promoveu um dia de muita diversão, fugindo desse calor que bate recordes de elevação de temperatura e obviamente de conscientização. Hoje o DF vive uma grave Crise Hídrica que é consequência direta de ações impensadas do passado e da insistência na permanência de alguns desses mesmos erros no presente.
 

Leila Cristina e Julia de camiseta branca

A engenheira civil Leila Cristina, moradora do setor central do Gama. "conheci o movimento quando procurava nas redes sociais por alguma ação social na cidade, foi quando descobri a ONG Gama Vende e comecei a acompanhar pelo WhatsApp juntamente com outras amigas Vanessa  e sua filha Julia sororidade", disse. 
 


A bombeira militar Edvania Rodrigues, moradora há 33 anos na cidade, achou a divulgação na rede social através do grupo Nos que Nós que amamos o Gama. "É a segunda ação do movimento que participo", disse. 

 

Foto (Da esquerda para a Direita): Poliana e outras amigas voluntárias

A empregada pública Poliana Azevedo, também descobriu o movimento através de indicações de amigos pelas redes sociais. "Achei a iniciativa muito bacana, é bom que as pessoas conheçam e tenham esse contato com a natureza, é importante ter essa consciência ambiental de preservar a natureza", enfatiza.

 

O estudante de geografia da UNB Yann Rocha, 18 anos morador do setor Oeste, "achei muito importante essas ações e é uma forma de politizar a população com essa área socioambiental, o Gama tem potencial ecológico e tem pessoas com formação, tem pessoas que conhecem sobre o assunto e muitas das vezes omitem", finalizou.

A ação deste sábado na barragem foi um sucesso. Muitas pessoas compareceram e juntos fizeram um dia muito especial. Esse espaço que compreende a Barragem do Trampolim e a cachoeira da Loca é uma área de extrema importância para o ecossistema ao redor da cidade. Um braço hídrico importante do Gama, que precisa ser preservado e bem mantido. Durante o evento foi servida uma deliciosa galinhada. A inciativa pela ação de hoje foi da ONG Gama Verde. Toda a ação na barragem foi em parceria com a mídia local, o Portal Gama Cidadão, a sociedade civil organizada através do Fórum Comunitário e de Entidades do Gama. O evento na barragem ganhou destaque na mídia do DF saindo no jornal local, edição do almoço, da Rede Globo.

Para a ONG é preciso ocupar os espaços verdes que estão abandonados e necessitando de cuidados da população. Sejamos a mudança que o mundo precisa!

O grupo que hoje esteve nesta ação da barragem já existe a 5 anos. Mantém contato pelas redes sociais e sempre vem fazendo ações como esta, de limpeza pela cidade. Com a colaboração de todos estas ações ganham vida e força, assim ajudando na preservação de áreas ambientais importantes para toda a região. E que venham as próximas.

Participe você também!
 

Veja aqui nossa galeria de fotos:

 


 

Mais fotos. Clique aquI!
 

Veja aqui vídeo feito no local:

Veja aqui, matéria que saiu no DF-TV 1ª Edição.


Da redação do portal Gama Cidadão


Saiba mais:
 
Jovens gamenses organizam mutirão de limpeza na cachoeira da Loca
http://bit.ly/2fjfOjb

Ação socioambiental movimenta sociedade gamense em prol da “barragem do trampolim”
http://bit.ly/2h76U66

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar