O final de semana foi bem agitado no Gama, com a presença do Governador Rodrigo Rollemberg. Ele esteve na cidade para inaugurar o Parque Vivencial Urbano, localizado no Setor Norte.  E na seqüência visitou o Alagado da Suzana que fica na zona rural da cidade.

Parque Urbano:

O cenário do Parque Urbano e Vivencial do Gama passa a ser outro. No sábado (27) foi feito pelo governador a inauguração de diversos equipamentos públicos. O tão aclamado parque se torna um espaço para esporte e lazer de toda a comunidade. Segundo os moradores, o lugar era tomado por usuários de drogas e por lixo.

 “Um parque significa qualidade de vida, promoção da saúde, oportunidade para prática de esportes, para entretenimento”, disse o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, ao entregar as obras concluídas na Quadra 1, em frente à Feira Permanente.

A cerimônia fez parte das comemorações dos 10 anos do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), que serão completados neste domingo (28). De acordo com a autarquia, o parque ocupará uma área de 52 hectares.

Na manhã de sábado foram entregues campo de futebol de grama sintética, quadra poliesportiva, ciclovia e guarita.

O Ibram assinou protocolo de intenções com a UnB para plano de manejo. A Presidente do instituto, Jane Vilas Bôas explicou que, agora, o parque está sendo recriado com o rito legal correto. Ele tinha sido extinto porque fora estabelecido pela Lei n° 1959, de 8 de junho de 1998, declarada inconstitucional.

Depois de definidas as poligonais e feita a consulta pública, ocorrida em 20 de maio, o passo seguinte será produzir o plano de manejo. Para isso, o instituto assinou um protocolo de intenções com a Universidade de Brasília (UnB).

Além da importância social, a presidente do Ibram destacou o papel da unidade na conservação das águas. “Ele tem campo de murundu, onde você tem infiltração de água de chuva, que alimenta o lençol freático e abastece nascentes. Nesse momento de crise, esse ciclo hídrico precisa ser preservado.”

Destacou, secretário do Meio Ambiente.

Para o secretário de meio ambiente, André Lima, as entregas de sábado foram fundamentais para levar a população do Gama a freqüentarem o lugar. “Só vamos proteger os parques e fazer que eles saiam do papel com o povo dentro, usando-os para o que eles servem: esporte, educação, lazer, cultura, o cuidado com o meio ambiente.” Destacou o secretário.

A administradora regional, Profa. Maria Antônia, comemorou as melhorias na unidade. Ela acredita que a definição das poligonais acabará com as invasões, o despejo de lixo e o uso de drogas no local. “Aqui é para ter as crianças, as escolas, que sonham com isso”, disse a gestora.

Os moradores aprovaram as melhorias. Fábio de Souza Carvalho, de 32 anos, foi um deles.  Ficou satisfeito com a inauguração das obras. “Agora vai ser a alegria da comunidade, muita gente vai cuidar daqui”. Segundo o pintor, “antes era só mato e brejo”. Para a pensionista Darci de Assis Lima, de 75 anos, o parque vai melhorar a qualidade de vida de quem mora na cidade. Darci vive no Gama desde 1965.

As benfeitorias entregues pelo governador foram construídas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab). Para revitalizar o parque, a empresa pública investiu R$ 3.823.331,55. A população ainda terá à disposição dois quiosques, chuveiros externos e estacionamento.



Presidente do instituto, Jane Vilas Bôas explicou que, agora, o parque está sendo recriado com o rito legal correto.


Governador visita Comunidade do Alagado e ouve reivindicações:

Rodrigo Rollemberg, visitou na tarde de sábado a comunidade rural para ouvir os moradores.

O local, situado na zona rural do Gama, abriga 32 famílias, que reivindicam a mudança do lugar previsto para a construção de um centro socioeducativo público.

“Vamos trabalhar no sentido de regularizar a área, de dar tranquilidade e segurança jurídica a essas pessoas, temos que ver o que é possível fazer, pois nós também estamos submetidos à lei e precisamos conhecer com profundidade o processo”, comprometeu-se o governador.

Galeria de fotos. Clique aqui!

Da redação do Gama Cidadão.