Gama Cidadão | O Seu Portal de Notícias e Cidadania

Ter01172017

Last updateSeg, 16 Jan 2017 5pm

Portuguese Arabic English French German Japanese Spanish

Coleta seletiva será discutida em audiência pública na Câmara Legislativa do DF

É preciso discutir a coleta seletiva que queremos para o DF

ASSESSORIAS DE IMPRENSA DO BLOCO SUSTENTABILIDADE E TRABALHO - 23/11/2016 - 16:31:20

Nesta sexta-feira (25), às 10h, no auditório da Câmara Legislativa, o Bloco Sustentabilidade e Trabalho realizará audiência pública para debater a coleta seletiva no Distrito Federal.

No dia 8 de novembro, o Bloco realizou visitas de fiscalização em duas áreas de transbordo do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU). A primeira visita aconteceu em Sobradinho. Na ocasião, os catadores criticaram a redução dos resíduos que tem chegado nas áreas de transbordo. Também alegaram que poucos catadores conseguem catar 10 garrafas pets por dia, mas não explicaram o motivo da escassez dos resíduos. Devido à escassez de material, os catadores afirmaram que têm recebido em média R$ 300,00 por mês pelo trabalho realizado.

No segundo local visitado, localizado no Plano Piloto, os relatos são os mesmos. Também foi constatada a mistura do lixo seco e do molhado vindo dos caminhões de coleta. Durante a visita, foram flagrados materiais hospitalares e orgânicos misturados no caminhão, que deveria receber apenas os secos. É preciso discutir a coleta seletiva que queremos para o DF e a audiência pública é um excelente espaço para debater o tema.

Além da coleta seletiva, a audiência pública também deverá apresentar os resultados da fiscalização realizada pelo Bloco e discutir as demandas apresentadas pelos catadores.

Foram convidados para compor a mesa: a representante do Movimento Nacional dos Catadores, Aline Sousa, o promotor da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Roberto Carlos Batista, a promotora da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Luciana Bertini, o secretário de Meio Ambiente, André Lima, o presidente da Adasa, Paulo Sérgio Salles, a presidente do Ibram, Jane Vilas Boas e a presidente do SLU, Heliana Kátia Campos.

O Bloco Sustentabilidade e Trabalho é composto pelos deputados PDT/Rede Sustentabilidade/PV) – formado pelos deputados Chico Leite, Claudio Abrantes, Joe Valle, Israel Batista e Reginaldo Veras.  

Portal Gama Cidadão