Gama Cidadão | O Seu Portal de Notícias e Cidadania

Sex01202017

Last updateSeg, 09 Jan 2017 9am

Portuguese Arabic English French German Japanese Spanish

Gamenses tem uma dívida de gratidão com o arquiteto Ariomar Nogueira

É impossível passear pelo Gama e não encontrar um dos seus 22 monumentos espalhados pela cidade. O Ariomar da Luz Nogueira, nasceu em Babaçulandia/TO e veio para o DF em 1963, inquieto por natureza, não se contenta em aceitar o espaço do jeito que ele está, ele quer ir além e emprestar seu poder de transformação ao local onde habita, assim, sua residência, seu ateliê, seu bairro e a cidade que adotou como sua tem sua poesia em forma de monumentos. O artista se orgulha das obras que foram feitas para trazer beleza e preservar a cidade de construções desordenadas, os monumentos do arquiteto também homenageiam os moradores. No entanto entristece-se ao notar que os monumentos estão totalmente largados. Ariomar queixa-se e conclui dizendo que “monumentos são obras eternas”.

Uma das esculturas mais conhecidas de Ariomar é o Periquito, no balão do Gama. Um monumento que representa a cidade, mas nem ela escapou da ação de vândalos e do “esquecimento”. Com a construção do complexo de viadutos, readequação da malha viária e implantação da via expressa do BRT-Sul, o monumento do Periquito ficou escondido. Antes podia ser visto de longe bem ao centro da imensa rotatória que ali existia. Ele era tido como ponto de referência para quem precisasse se dirigir ao Gama. Hoje apenas a escultura permanece.

img
Foto: Google Imagens

Outra importante obra de Ariomar é a Monumento Praças das crianças, que está localizada na Quadra 29 do Setor Leste. Nesta obra os nomes dos netos do artista estão inseridos no livro.

img
Sr. Ariomar da Luz Nogueira e sua obra.

Outras praças e locais espalhados pela cidade possuem obras do arquiteto, como é o caso dos monumentos da Praça da Cidadania, a pedra fundamental da Casa de Cultura do Gama que está localizada no Setor Central, próximo à Rodoviária. E o Monumento à Prece, localizada no balão da Feira Permanente no Setor Oeste e que vem sendo mantida pelo Lions Clube do Setor Oeste.

img img img
Praça da Cidadania                                Pedra fundamental da Casa da Cultura                                         Monumento a prece

Uma de suas lutas é tornar o monumento do Periquito mais visível, uma que vez que as obras no realizadas na região reduziram a visibilidade do monumento. Para ser visto o Periquito tem que ter 4,20m de altura da soleira e a visibilidade de 1,80 a 1,90 metros aonde está no viaduto. Uma campanha está sendo feita nesse sentido.

Atualmente o arquiteto vem trabalhando em projetos de acessibilidade pela cidade. Ele está reconstruindo uma área no centro da cidade com acessibilidade universal. O projeto está ocorrendo na galeria entre os edifícios SCE FHDF, que ficam localizados no Setor Central, e no Ed. House Center, localizado no Setor Hoteleiro.

img
Galeria entre os edifícios Sce Fhdf e Edif. House Center no Setor Central do Gama. Foto: Google Street View

img
O arquiteto Sr. Ariomar e o defensor público Werner. Foto: Israel Carvalho

Projeto realizado pelo arquiteto na zona central da cidade com acessibilidade universal

O arquiteto chamou a equipe do Gama Cidadão para dar uma volta pela cidade e ao apresentar sua obra no centro, a qual vem trabalhando, esteve acompanhado do defensor público Wemer, que é cadeirante e foi ver de perto as obras.

img img
Galeria entre os edifícios Sce Fhdf e Edif. House Center no Setor Central do Gama. Foto: Google Street View

Durante essa volta pela cidade o Sr. Ariomar queixou-se da falta de zelo para com suas obras. Na praça das crianças, por exemplo, a falta manutenção é gritante. Calçamento ruim e grama alta são os problemas encontrados.

img

O arquiteto Ariomar é um grande defensor do Parque Vivencial Urbano e sua implantação. Neste local deverá conter mais uma obra do arquiteto, a Praça Cívica de Mãos Dadas. Outro projeto ao qual o arquiteto vem trabalhando.

 

img

Esse projeto consiste na construção de um espaço de 800m2 onde serão erguidos monumentos alusivos as principais entidades presentes no Gama, o Lions Clube, o Rotary Clube e a Maçonaria. Segundo o arquiteto o Gama é uma cidade atípica, uma cidade de amigos. Porque não fazer a união desses amigos em prol de uma cidade com uma função social humanista e igualitária.

O arquiteto lançou o livro TRAÇOS E PINCELADAS que conta toda sua trajetória de vida e de suas obras, personagens do Gama e do Brasil que fizeram parte da sua vida representados por caricaturas. Ariomar Nogueira é uma das mentes mais pensantes da cidade e coloca seu dom em prol da comunidade gamense.

Galeria de fotos. Clique aqui!

Do Gama Cidadão com colaboração de Lucas Lieggio

 

 

 

Portal Gama Cidadão