Ubuntu - humanidade para com os outros

Foi ao ar nesse sábado 04 de novembro de 2017 a decima sexta edição do Sarau Nacional Banca de Poetas em parceria com a Radio Nacional AM 980 dentro do programa Revista Brasil, programa do radialista Valter lima que vem nos recebendo com todo apreço. Essa edição foi realizada em parceria com um grupo de artistas que a muito nós inspira. Trata-se do coletivo Ubuntu que esta dentro de um espaço que inclusive leva o nome do coletivo "Espaço Cultural Ubuntu" localizado na cidade do Recanto das Emas, região sul do DF.

A palavra Ubuntu tem origem na língua dos povos Banto na África do Sul nas línguas Zulu e Xhosa. Ubuntu é tido como um conceito  tradicional entre os povos Africanos. Em uma tradução mais próxima do português poderíamos dizer que o sentido da expressão quer dizer: sou o que sou, pelo que nós somos. Ou algo a ser feito por todos. Algumas pessoas dentro do grupo chega a defini-los  como “o nosso quilombo”. De modo que a harmonia dentro do espaço é contagiante. Natalia Cristina uma das ativista do movimento faz questão de deixar claro que ali funciona uma instituição ligada a cultura, aberta ao público e que é mantida por todos. Mas salta aos olhos que ela e mais alguns tomam a frente para que as coisas aconteçam. O que é normal em qualquer espaço. Mas em um trabalho como esse tem sempre os curingas.

É o caso do Musico poetas e fotografo, Alcino Meireles que transita silenciosamente por todas as áreas. Alcino  subiu ao palco para fazer a abertura do programa, afinou o instrumento, deixou tudo  pronto e desceu para fotografar  uma participação. Acabou sendo o ultimo a se apresentar. Mas isso não o incomoda, muito pelo contrário. O artista atuou  em todas as etapas inclusive na cenografia. No final um ótimo registro fotográfico e o fechamento musical feito por ele, deixando no ar, um gosto de quero mais. Obrigado Alcino, obrigado Natalia, obrigado a todos os parceiros, e a equipe técnica da Radio Nacional. A longa lista de participantes já está contida no Flyer de divulgação  e servirá a todos os membros como comprovante de participação junto a órgãos públicos para fins curriculares.

Falando em cenografia quem tomou a frente nessa edição foi  Vanessa carvalho, consorte do parceiro Israel Carvalho do portal de Noticias Gama Cidadão. Vanessa foi indo, indo, e no final a imagem foi resultado de tudo aquilo que ela providenciou.  

Obrigado Vanessa. Até a próxima edição.

 

Transmissão Ao Vivo do portal Gama CIdadão:

Segunda etapa do programa:


 

Cenógrafa, Vanessa Carvalho e Israel Carvalho do portal Gama Cidadão


MAIS FOTOS:

Galeria de fotos do Alcino Meireles. Clique aqui!

Galeria de fotos da Vanessa Carvalho. Clique aqui!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar