Missão foi o título dado ao segundo sarau Nacional Banca de Poetas que foi ao ar neste sábado, dia 03 de setembro, no programa Revista Brasil da Rádio Nacional AM (980Khz) sob a apresentação de Valter Lima. A proposta deste Sarau, que visa difundir a obra literária dos artistas da cidade, surge como desdobramento do Festival Banca de Poetas que circulou por 6 cidades Satélites durante o mês de julho e que foi patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal - Governo de Brasília.

No cronograma de divulgação, conforme previsto na fixa técnica, a Rádio Nacional abriu espaço para a divulgação do Festival e foi nessa ocasião que a direção do programa teve a oportunidade de conhecer o formato e a proposta da Banca de Poeta no tocante à questão da valorização do livro e do incentivo à leitura. A proposta da troca de saberes por meio do livro não há participação de custo financeiro uma vez que na Banca de Poetas a troca é que sustenta as relações. Para que um livro seja trocado por outro, há de estar nas mesmas condições físicas do outro, logo, partindo desse princípio, se estabelece o primeiro ponto de uma relação sustentável: quando o acervo é mantido, a base de troca não há baixa, nem redução de qualidade.

Esse foi o aspecto que chamou a atenção de Valter Lima e da direção da Rádio. Assim foi feito o primeiro Sarau Nacional Banca de Poetas em 6 de agosto sob o comando de José Garcia Caianno e Luiz Felipe Vitelli e Chico Nogueira como convidados especiais. Os outros parceiros são representantes de grupos que realizam saraus por todo o DF e pessoas voltadas para a cultura, porém, todos com participações históricas com a Banca de Poetas que já acumula por volta de 17 anos de estrada.

No segundo programa Missão Sarau Nacional Banca de Poetas, como parte da programação da Revista Brasília da Rádio Nacional AM (980Khz) do dia  03 de setembro, o poeta José Garcia teve como convidados especiais o escritor e embaixador brasileiro Raul de Taunay e a presidente da Casa Agostinho da Silva, Dra. Lúcia Helena de Sá e o músico, compositor, Jairo Mozart Pereira;  como também os convidados do poetas Luiz Felipe Vitelli, os escritores Olivia Maria, Wélcio de Toledo, Sid Francisco Cruz; Jorge Amancio, e o representante da Geladeira do Livro, Lucas Rafael; e da Casa de Cultura Carlos Marighella, além do Valter Lima, e a cobertura do Portal de Notícias Gama Cidadão.

O 3º Sarau Nacional Banca de Poetas já vem navegando nas ondas do desdobramento do 1º Festival de Cinema e Poesia realizado na cidade do Varjão, um grupo de pessoas ligado ao Festival Banca de Poetas que passa por aquela Satélite decidiu por realizar o ato em prol da Biblioteca Maria de Ariston que funciona em âmbito doméstico. Ariston convidou o Diplomata, poeta e humanista Raul de Taunay, que nos próximos dias embarca para o continente Africano em missão diplomática, para ser patrono daquele empreendimento cultural, e ajuda a fortalecer mais um ponto de leitura.

A missão de escrever se assemelha ao fazer da diplomacia que transita entre todos os povos. O termo foi repetido várias vezes por participantes do Sarau. O Sarau Nacional Banca de Poetas em parceria com a Rádio Nacional já viaja nas ondas do 3º terceiro programa sempre no primeiro sábado de cada mês.

O próximo encontro previsto para o mês da criança vai homenagear Eugênio Giovenardi, ecossociólogo e escritor com vasta obra sobre o tema ambiental.

No momento de encerramento do programa, José Garcia anuncia a mais nova conquista advinda do Festival Banca de Poetas. Trata-se da parceria com a Fundação Brasileira de Teatro  Dulcina de Morais. 

Rádio Nacional de Brasília

Coordenação da emissora: Alisson Machado
Gerência: Miguelzinho Martins

Programa Revista Brasil
Apresentação: Valter Lima
Produção: Andréa Quintiere, Kátia Oliveira, Fabiana Pelles, Adriana Shimoda


Missão Sarau Nacional Banca de Poetas
 


Luiz Felipe Vitelli e Valter Lima


Embaixador brasileiro Raul de Taunay e o músico, compositor, Jairo Mozar Pereira

Galeria de fotos. Clique aqui! 

Vídeos no Canal do Gama Cidadão no Youtube. Clique aqui! 

Da Redação do portal Gama Cidadão 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar