Gama Cidadão | O Seu Portal de Notícias e Cidadania

Ter01172017

Last updateSeg, 16 Jan 2017 5pm

Portuguese Arabic English French German Japanese Spanish

Banca de Poetas estreia programa na Rádio Nacional

"Sarau Nacional Banca de Poetas"

Na manhã de sábado, 6 de agosto, os ouvintes da Radio Nacional AM (980Khz) tiveram uma programação diferente, recheada de muita cultura popular. Poesia, música e causos, assim foi o Sarau Nacional Banca de Poetas. O programa Revista Brasília desse sábado, além do Walter Lima, teve sob o comando de um dos microfones o Poeta Garcia Caianno, junto com artistas locais por ele convidados.

O projeto desse Poeta que foi apresentado nos Estúdios da Rádio Nacional, nasceu em 2001, dentro do projeto iniciado e mantido por Dedé (como é mais comumente conhecido), idealizador da Banca de Poetas. A Banca de Poetas, de lá pra cá, já percorreu várias regiões do Distrito Federal, percorrendo cidades satélites, participando de todas as bienais e todas as feiras de livros desde então. Segundo disse o próprio Dedé, fôssemos como convidados ou como invasores, ocupadores de espaço público, algo que, segundo ele, é a vocação e características da Banca de Poetas, sempre estaremos em livre picadeiro para libertar a poesia.

Na Rádio Nacional, a chegada foi exatamente a divulgação do Festival Banca de Poetas. Um projeto selecionado no Edital nº 5 de 2014 da Secretária de Cultura, quando a Banca assumiu o compromisso de levar o projeto de incentivo à Leitura e à Educação Ambiental por seis cidades satélites. Assim, dentro do processo de divulgação, a Banca de Poetas chega à Rádio Nacional com essa proposta e a equipe caiu no agrado da produção do programa do Walter Lima. O projeto segue adiante a buscar novas tendências para sua transmissão não só pelo rádio como também ao vivo pela internet.

No Ar ao vivo e a cores

Hoje, no âmbito da comunicação, temos a “Onlainização” do processo de produção. Por exemplo, a comunicação radiofônica já não é mais a mesma. Além do tradicional, as transmissões radiofônicas passam a atuar no sentido de ter imagem, apresentada no sistema online, por meio desse novo processo que tomou conta da produção nos meios de comunicação.

É pensando dentro desse novo processo que a Banca de Poetas aceitou o convite do programa que foi ao ar neste sábado 6 de agosto. Convidaram os parceiros da Banca de Poetas para que o programa pudesse, além de ser irradiado, fosse transmitido ao vivo e a cores. E assim tudo transcorreu com muita alegria junto com os parceiros que participaram nesse desfecho, onde a Rádio Nacional reiterou a intenção de implementar ainda mais a participação da Banca de Poetas. Convidando-os, inicialmente, para fazer o programa todo primeiro sábado do mês. Dando sequência, há intenção da Rádio de que o programa vá ao ar todos os sábados. Mas essa proposta está sendo analisada, o que ficou marcado para uma conversa administrativa com o grupo, não só da Rádio, mas também, com os parceiros da Banca de Poetas. O cerne da conversa é ver a possibilidade desse desdobramento.

Isso é algo que vem alegrando muito o poeta Dedé (José Garcia Caianno), pois o trabalho da Banca de Poetas vem sendo aceito por aquela casa que é tão importante para a comunicação, que está espalhada e distribuindo a noticia para o mundo inteiro, assim a Banca de Poetas tem agora um novo e grande parceiro.

É necessário lembrar que esta relação profissional é decorrente das ações desenvolvidas pelo Festival Banca de Poetas/FAC cujo proponente é José Gomes Garcia, evidenciando que ultrapassou expectativas e cumpriu premissas editoriais, inclusive, indo além das prerrogativas, deixando um legado importante e rico para as gestões públicas. Fomento para arte é para arte.

Galeria de fotos. Clique aqui!

 

Paulim Diolinda e Luiz Felipe Vitelli

 

Poeta José Garcia Caianno

Jairo Mendonça, Jairo Mozart e Cumpadi Ancelmo

Manoel Pretto e Cumpadi Ancelmo

Sarau Nacional Banca de Poetas

A apresentação é de Valter Lima

Portal Gama Cidadão