Da esquerda para a direita nova diretoria do CONSEG: Joanildes Linhares (2ª secretária), Marcio Carneiro (vice-presidente do CONSEG), Valdeci Caciano (presidente do CONSEG), Joaquim Dantas (Diretor Comunitário) e Rebeca Correia (1ª secretária). Foto: Israel Carvalho

Na noite desta quinta-feira 17 de dezembro 2015, o Teatro SESC Paulo Gracindo (Sesc Gama), foi palco da solenidade simbólica e histórica da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Urbano do Gama – CONSEG.

Entenda o processo
Os novos membros dos conselhos comunitários de segurança foram eleitos em 12 de setembro na Administração Regional do Gama e tomarão posse no dia 25 de novembro deste ano, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, empossados pelo governador Rodrigo Rollemberg.

A solenidade foi aberta por uma oração inicial, seguida da mesa de abertura, execução do Hino Nacional pelo violinista Genivaldo Gomes com homenagens e cânticos entoados pela sua esposa Elisama Santos para humanizar e descontrair o evento.




Estiveram na solenidade a administradora regional do Gama, Maria Antônia, coordenador da Subsecretaria de Programas Comunitários da Secretaria, Ten. Cel QOPM Valério, diretor do Detran do Gama, Sr Wander de Castro, comandante do 16º GBM, major Willian, delegado chefe da 14ª DP, Dr Edson Viana, delegado chefe da 20ª DP, Dr Francisco da Silva, subcomandante do 9º BPM, major Edelmo, administrador regional de Santa Maria, Sr Nery do Brasil, presidente de CONSEG urbano do Gama, Antonio Valdeci Araújo Cassiano, ex-administrador, Adauto de Almeida Rodrigues, além de representantes da comunidade local, professores, comerciantes, representantes diversas associações comunitárias, entidades de classe e comunidade.

O perfil do presidente do CONSEG
Antonio Valdeci Araújo Cassiano nasceu na cidade de Crateús, no Ceará, em 1966 e é morador do Gama desde 1969. Ele é formado em Gestão Pública pela Faculdade Anhanguera, técnico em enfermagem (instrumentado), é casado e pai de três filhos.

Ingressou para o Corpo de Bombeiros Militar do DF em 1986 e, após prestar inúmeros concursos internos, alcançará o posto de capitão no próximo dia 25.

É fundador da 1ª Associação de Moradores da quadra 4 do setor Sul, membro fundador do Fórum Comunitário e de Entidades do Gama, delegado do Orçamento Participativo,  presidente da mesa do Orçamento Participativo, Conselheiro do Orçamento Participativo em 2011, membro das discussões do Plano Diretor de Ordenamento Territorial - PDOT da Lei Complementar de Uso e Ocupação do Solo – LUOS e membro do Conselho Comunitário de Saúde do Gama, gestão 2015/2016.

Após a solenidade foi realizado um coquetel de confraternização.

Consegs
O trabalho dos conselheiros comunitários de segurança é voluntário. Eles são responsáveis por monitorar, avaliar e gerir problemas e sugerir possíveis soluções para a segurança pública. Apresentam as reivindicações da comunidade em reuniões periódicas com os comandantes dos batalhões de Polícia Militar e dos grupamentos de Bombeiros Militares, os delegados-chefes da Polícia Civil e representantes de demais órgãos envolvidos.