Gama Cidadão | O Seu Portal de Notícias e Cidadania

Sex01202017

Last updateSeg, 09 Jan 2017 9am

Portuguese Arabic English French German Japanese Spanish

Festa do Livro movimenta comunidade escolar no Gama

Festa do Livro

O Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Gama, surpreende a cidade com uma programação riquíssima no ponto de vista da literatura: a Festa do Livro realizada pelo Clube do Livro da unidade. O ato atraiu 120 pessoas aconteceu no ultimo sábado, dia 14 de novembro. Na programação, diversas atrações temáticas aconteceram: concurso de fantasias de personagens de livros, momentos do conto, da poesia e contação de histórias para crianças e o lançamento do livro Um Gama de Poesias, organizado pela poetisa Jú Liana e do livro infantil O Baile das Borboletas, de Lourdes Luanda. 

O concurso foi vencido pela aluna Ana Beatriz Bezerra de Araújo, com a fantasia Atena, Deusa Grega, e pelo aluno Caio César de Oliveira, com a fantasia Ali Babá. Os dois são estudantes do curso Técnico Integrado em Alimentos. Ana Beatriz não escondia a alegria por ter a oportunidade de ministrar sua primeira oficina de desenhos. É a nova safra de artista que está tendo a oportunidade de colocar o pé na estrada na Festa do Livro do IFB.


Ana Beatriz Bezerra de Araújo ministrando sua primeira oficina de desenho para crianças. Foto: Israel Carvalho

José Garcia Caianno (Dedé), que é poeta e ambientalista, fala sobre: o livro desde o processo criativo até a distribuição em suas várias etapas da cadeia produtiva; a fixa técnica que compõe uma obra literária; a importância do revisor; o ilustrado; o diagramador e o editor. Mostra sua preocupação com o baixo índice de leitores apresentado em um manifesto da UNESCO de 2013. Ele parabeniza o IFB pela iniciativa. O artista apresenta seu convidado Juan Ricthelly que representa a nova geração e aproveita a oportunidade para divulgar seu novo trabalho: o Festival Banca de Poetas que vai circular por seis cidades do Distrito Federal iniciando pelo Gama, no COSE SUL, Área Especial nº 5. Ele enfatiza que o trabalho tem o patrocínio do FAC e recebe o apoio da Administração Regional do Gama e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs).

 


Talita, aluna do curso de química do IFB veio apresentar curiosidades como marcadores de pagina o que chamou bastante a atenção dos presentes. Foto: Israel Carvalho

 

 

Adriana Galaxe, professora de inglês coordenadora de uma escola convidada a expor seus desenhos de sua autoria na Festa do Livro, falou ao Gama Cidadão da iniciativa de postar uma ilustração todos os dias no seu perfil do Facebook que obteve maior visibilidade. Depois da primeira postagem não parou mais. São quase 500 dias de postagem de pura inspiração e muito trabalho. Levanto todos os dias às 5 horas da manhã.

 



“A 1ª Festa do Livro do IFB Campus Gama é um momento de confraternização da comunidade escolar em torno do livro, por meio de uma festa. O evento foi organizado pelos servidores e pelos alunos que fizeram parte do Clube do Livro, e essa é uma festa também para trazer a data em que homenageamos o dia do livro 29 de outubro”, disse a diretora-geral do Campus Gama, Êrika Fernandes Cruvinel 

Galeria de fotos. Clique aqui!     

Redação do Gama Cidadão 

 

Portal Gama Cidadão