Agenda Cultural e Convites

As informações para esta seção são publicadas gratuitamente. O material de divulgação deve ser enviado com informações completas do evento (Inclusive data e preço), no mínimo cinco dias úteis antes de sua realização. Enviar email para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Instituto Federal de Brasília-IFB/Campus Gama realizará no próximo sábado, 02 de dezembro, o I Sarau “Cerrado: cores e tramas” com o lançamento do curta-metragem “Entre o céu e a terra”. O projeto é uma iniciativa dos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Logística, Karla Danielle Pereira, Rafael Alves, William Pereira, Antônio Wesley Moraes, Welinton Silva e Susiane Oliveira, e do Proeja em Administração, Rose Mariel. O curta foi produzido pelos próprios estudantes com a orientação da Profa. Erika Cruvinel e fomento do Edital CGAM/PINCEL-2017.

O curta-metragem “Entre o céu e a terra” tem 5 minutos de duração e apresenta a história de uma pequena comunidade estabelecida na década de 70 na região do Gama-Distrito Federal, o Núcleo Rural Alagado da Suzana. O documentário traduz com leveza a comunidade, em seu sentido mais sagrado, como elo entre espiritualidade e ecologia, e nos convida a refletir sobre que futuro desejamos construir para as próximas gerações.  

O Sarau será aberto ao público e na programação estão previstas, além do lançamento do documentário “Entre o céu e a terra”, apresentações culturais, roda de conversa com os produtores do curta e uma feira com produtos da cultura local. A Banda Novo Êxodo e o cantor Jairo Mendonça estão na trilha sonora do curta e já confirmaram participação no Sarau.


Data: 02 de dezembro de 2017

Local: Instituto Federal de Brasília/Campus Gama

Horário: das 16 às 19h

Para a participação voluntária de artistas no Sarau enviar e-mail para: memoriaculturaldocerrado@gmail.com
 

No próximo ano a intenção do IFB é levar a projeção do curta e a exposição de fotos para as escolas do Gama. O intuíto é divulgar a comunidade e as escolas entenderem a importância dela e daquele local. Será feito um calendário para a realização desse projeto. As escolas interessadas poderão entrar em contato com o IFB.

 

Será realizado nos dias 27, 28 e 29 de novembro o 1° Seminário corpo, arte e afro epistemologias, que visa promover reflexões sobre identidade cultural, decolonialidade e negritude no campo das artes da cena, sobretudo no que tange as pesquisas acadêmicas em dança, teatro e performance.

O seminário pretende colocar em prática os deslocamentos das hegemônicas teorias sobre corpo e cena nas artes. Portanto, apresenta-se como um evento que pretende fomentar e compor epistemologias próprias, com marcos afro referenciados. Um convite à reflexão sobre o corpo e as artes da cena desde o protagonismo das vozes que foram silenciadas. A programação conta com palestras, workshops, lançamento de livros e outros.

Este seminário foi gerado em discussões desenvolvidas nos projetos  do Grupo de Pesquisa em Interculturalidades Afroameríndias (LicenDança-IFB) e Cena Sankofa (CEN-UnB) coordenados respectivamente pelos professores Dra. Larissa Ferreira (Licenciatura em Dança – IFB) e Dr. Jonas Sales  (Departamento de Artes Cênicas – UnB). Nesta edição a Coordenação de Cultura, Sustentabilidade, Gênero, Raça e Estudos Afro-brasileiros  (IFB – Campus Brasília) também compartilha dessa realização. O projeto foi contemplado com o Edital 2 da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal.

O evento irá acontecer no IFB – Campus Brasília (Setor de Grandes Áreas Norte 610 - Asa Norte, Brasília – DF). Os interessados em participar deverão se inscrever através do site: www.afroepistemologias.art.br. As inscrições são totalmente gratuitas.
 

Informou IFB Brasília - 20/11/2017

Museu Nacional da República – DF

De 15 de novembro a 05 de dezembro de 2017

Entrada franca

Video Teaser: bit.ly/2hrHz6U

Fotos: bit.ly/2lb4w2C Créditos Naiara Pontes
 

Já imaginou se o transporte fosse instantâneo e sem limites? Pense em um mundo onde todos pudessem se locomover através do teletransporte ao invés de utilizarem avião, carro, ônibus, trem ou qualquer outro meio de transporte. A ideia, que parece surgida de um filme de ficção científica, deu origem ao projeto Teleport City de autoria da artista brasiliense e arquiteta Gabriela Bilá.

Brasília recebe a mostra de Arte e Tecnologia "Teleport City", no Museu Nacional da República, de 15 de novembro a 05 de dezembro, com entrada franca e visitas orientadas pelo Programa Educativo: Todos os mediadores são fluentes na linguagem de Libras.

"Teleport City é uma pesquisa que surge a partir da hipótese da existência do teletransporte como um meio de transporte em massa. Se o teletransporte existisse e fosse possível, o que acontece a partir daí? Que novas síndromes as pessoas podem desenvolver a partir desta possibilidade de você explorar o mundo instantaneamente para qualquer lugar? O que você faz com as ruas que você não precisa mais para passar com o carro? Em algumas culturas estas ruas podem se tornar prédios, em outras você pode encher com parques. Que novos produtos vão ter que existir para te ajudar? O que acontece com os ciclos a partir do momento em que você pode pular de fusos horários? Você pode, por exemplo, estender o dia para sempre." Provoca Gabriela Bilá.

"Teleport City" lida com uma série de hipóteses sobre o mundo depois do advento do teletransporte. O projeto concebe um mundo a partir da hipótese da invenção do teletransporte, uma metáfora sobre um possível transporte de massa ilimitado e instantâneo. A mais radical revolução no tempo e no espaço possibilita à humanidade diversas experiências culturais.

Novas formas de morar, transformações no espaço urbano, relações entre histórias e culturas, movimentos sociais pela defesa do ciclo biológico da vida humana, novas patologias – enfim, questões cotidianas, culturais, sociológicas e antropológicas encontram- se cingidas por uma trama futurista.

"Estas hipóteses que estavam em formatos de textos e desenhos foram transformadas em cinco instalações que fundem Arte e Tecnologia, como obras que incluem recursos como o video mapping e sistemas mecatrônicos." Conta Gabriela Bilá e destaca que a exposição tem Patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura - e apoio do Itaú Cultural através do edital Rumos: “Ambas fontes de financiamento foram fundamentais para o desenvolvimento cuidadoso de obras tecnicamente tão complexas”.

Em um mundo que se transforma em velocidade exponencial, imaginar novos cenários surgidos a partir de tecnologias e eventos inéditos é um exercício necessário. O mundo criado em "Teleport City" é um convite à fantasia e à reflexão sobre um futuro provável, ao qual somos conduzidos pelos caminhos venturosos da Arte e Tecnologia.

O projeto é composto por instalações, publicação impressa, intervenção urbana e trilha sonora.  As cinco obras misturam linguagens híbridas da Arte, Tecnologia e Arquitetura e se dividem em Mundo Mosaico, Cidade Estante, Painel Teleport, Cartografia do Desejo e Telepod.

Gabriela Bílá (Brasília, 1990). Artista multimídia. Arquiteta formada pela FAU UnB, utiliza a discussão da cidade contemporânea como matéria prima de seu trabalho. Arquitetura e urbanidade são bases da expressão plástica da sua produção, que faz uso de novas mídias e tecnologias para pensar a cidade. Autora do Novo Guia de Brasília, selecionado pelo Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo como um dos livros essenciais para entender a preservação do patrimônio. Hoje reside em Brasília onde trabalha em seu Novo Estúdio BSB, depois de ter passado por Berlim e Rotterdam, atuando de forma multidisciplinar em escritórios de arquitetura como o OMA, de Rem Koolhaas.

Ficha técnica: 

Criação e Direção geral: Gabriela Bílá

Direção Técnica: Felipe Brito

Produção Executiva: Henrique Rocha

Coordenação de Produção: Thalyta Ribeiro

Orientação acadêmica: Elane Ribeiro

Trilha Sonora: Confronto Soundsystem

Mecatrônica: Itamar Jorge 

Motion design: Lucas Diniz

Assistentes de arte: Ana Luiza Rein e Pedro Ribs

Fotografia: Naiara Pontes

Programação: Luiz Moraes Neto

Técnica: Guilherme Ieiri e Leonardo Moura 

Tradução: Ada Fantuzze

Revisão: Sueli Dunk

Assessoria de Imprensa e Redes Sociais: Renato Acha

Apoio: Rumos - Itaú Cultural

Patrocínio: Fundo de Apoio a Cultura - FAC - DF - Secretaria de Cultura do Distrito Federal (Secult DF).

Serviço: Mostra “Teleport City” de Gabriela Bilá

Data: De 15 de novembro a 05 de dezembro de 2017

Visitação: De terça a domingo, de 09:00 às 18:30

Local: Galeria Térreo do Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul)

Classificação indicativa: Livre

Informações e agendamentos do Programa Educativo: (61) 98126-4497.

facebook.com/cityteleport

instagram: @teleportcity

CONTATO PARA ENTREVISTAS (Exclusivo para a Imprensa):  Gabriela Bilá - (61) 99376-7404.

Fotos - Gabriela Bilá.

Fotos da mostra por Naiara Pontes: bit.ly/2lb4w2C


Renato Acha
Assessoria de Imprensa


 

Letras do Cerrado - 1º Encontro de Academias no Rádio

Neste sábado (11), sintonize na Rádio Nacional AM (980 Khz), às 08hs ou acompanhe por meio do aplicativo (BC Rádios), no celular ou junte-se a nós Ao Vivo, in loco ou Ao Vivo online através das transmissões LIVEs das páginas no Facebook: Gama Cidadão e Poetas de Sofá.

Convidados:
Affonso Gomes (poeta e presidente da Academia Candanga de Letras) - Gustavo Dourado (escritor e presidente da Academia Taguatinguense de Letras) - Xiko Mendes (escritor e presidente da Academia Planaltinense de Letras) - Filemon Félix (escritor e presidente da Academia Aguaslindense de Letras) - Rafael Fernandes (escritor e presidente da Academia Cruzeirense de Letras) - Ronaldo Mousinho (escritor e coordenador do Celeiro Literário Brasiliense) - Keijim (sanfoneiro). Participação especial do cantor e compositor Flávio José.


Data: 11/11/2017
Horário: 8h às 10h
Local: Affonsolandia QRO Conj Vc, Chácara 48 
Candangolândia - DF
 

Banca midiática
www.radios.ebc.com.br/revista-brasil
www.gamacidadao.com.br 
www.facebook.com/bancadepoetas
www.facebook.com/poetasdesofa
www.facebook.com/gamacidadao
www.facebook.com/nacionaldebrasiliaam